Disparos de e-mail e SMS: 3 motivos para você adotar essa estratégia na comunicação com seus alunos

Quem oferta cursos se depara frequentemente com o desafio de conquistar novos alunos. Independentemente do tamanho da instituição, seja uma grande universidade ou um(a) professor(a) freelancer, a educação é um segmento que tem se mostrado cada vez mais competitivo e com alunos cada vez mais exigentes.

Como os desafios sempre são grandes balizadores para a inovação e para a criatividade, percebemos que um relacionamento mais personalizado pode ter o potencial de aumentar as matrículas, e melhor que isso, fidelizar os alunos à sua instituição. A jornada de marketing integrando e-mails e SMS pode ser uma boa estratégia ajudando você a atingir os objetivos da sua escola. Abaixo listamos algumas razões pelas quais a comunicação integrada e atuando de forma paralela pode ajudar você a expandir seu mercado:

1- Diversas estratégias podem atingir diversos segmentos

Há quem não largue o celular por nada, há quem fique com o e-mail aberto o dia todo, e há quem faça as duas coisas juntas. A vantagem de disparar SMS é atender ao público que vive conectado ao aparelho telefônico, como adolescentes, ou pessoas que não têm o hábito de abrir e-mails com frequência como idosos (estima-se que 60% das pessoas com mais de 60 anos usaram o celular nos últimos 3 meses, contra 20% que usaram o computador).

Já o disparo do e-mail permite atingir principalmente as pessoas que utilizam o computador como ferramenta de trabalho e acessam o e-mail diariamente. Quase 95% dos profissionais do mercado usam o e-mail como ferramenta de comunicação. Além disso, o e-mail é acessado com bastante frequência pelo celular, o que permite que o público atingido seja ainda mais amplo.

2- Conteúdos diferentes atendem cada etapa da matrícula

Utilizar SMS permite que você faça uma comunicação rápida e assertiva. A simplicidade e as altas taxas de abertura fazem com que quase 100% do seu público leia a sua mensagem. Além disso, com o crescente uso de aplicativos de bancos, enviar o código de barras do boleto via SMS facilita, e muito, a vida do seu aluno na hora de pagar a inscrição.

Por outro lado, o e-mail traz a flexibilidade para explorar conteúdos diferentes, como textos personalizados, botões para chamada à ação, links, e imagens. Essas possibilidades permitem que você explore mais alternativas para melhorar a experiência de uso dos seus alunos.

email sms

3- Diminuir as chances de desistência

Quem não é visto não é lembrado. Isso não é novidade para quem trabalha com marketing, certo? Mas poder usar ambos os canais, e-mail e SMS, a seu favor durante a matrícula é as vezes uma estratégia esquecida (ou não considerada). Se um aluno parou na hora de aceitar o contrato, por que não mandar um e-mail lembrando? E se o boleto está quase vencendo, por que não enviar o código de barras por SMS? São essas comunicações que fazem o candidato lembrar da matrícula, e aumentam-se as chances de prosseguir com ela.

Mas… e agora?

Ok, você já está convencido(a) que usar e-mails e SMS pode trazer grandes benefícios tanto para atrair quanto para converter alunos matriculados. Mas e aí? Como você consegue fazer isso? A EngagED traz, junto com a página de cursos e o processo de inscrições a automação de marketing, com triggers de e-mail e SMS, trabalhando em paralelo. A plataforma já vem programada para isso, e se você quiser, ainda pode customizar o envio e o conteúdos desses disparos.

Se mesmo assim, ainda não te convencemos, as estatísticas de aberturas e cliques nos nossos e-mails são superiores à média do mercado educacional: Segundo pesquisa do MailChimp, em 2017 para o segmento educacional, 22% dos e-mails foram abertos e 2,63% foram clicados. Até junho de 2018, as estatísticas dos e-mails disparados pela EngagED figuravam em 57% de e-mails abertos e 10% de e-mails clicados. Em relação ao SMS nossas estatísticas estão dentro dos padrões mundiais, com uma média de 98% de abertura.

abertura de e-mails




Referências:

TIC Domicílios 2016: Idosos que utilizaram o celular nos últimos 3 meses

TIC Domicílios 2016: Idosos que já utilizaram um computador

Optin Monster: Estatísticas de uso de e-mail marketing

MailChimp: Taxas de engajamento com e-mails por segmento de mercado


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