Da sala para o zoom: o guia de como dar cursos online pelo zoom

O Zoom sempre foi muito útil para realizar reuniões à distância, mas ficou ainda mais popular durante o período de isolamento social resultante da pandemia do Covid-19. Inúmeras empresas se viram obrigadas a adaptarem suas tarefas presenciais ao ambiente online, dentre elas escolas, universidades e principalmente locais que oferecem cursos livres. 

Professores tiveram que dar aulas através da tela do computador, abancados em seus próprios home offices - de uma hora para outra. Da mesma forma, os alunos também tiveram que se adequar à nova realidade. E os cursos livres, claro, também sofreram este impacto.

Apesar de toda essa situação, o Zoom foi ganhando seu espaço na realização de aulas e palestras ao vivo por ser um aplicativo com usabilidade simples e amigável, tornando-se então a principal escolha para realização de cursos livres.

Neste post vamos te ensinar na prática os principais recursos e o passo a passo para criar a sua sala de aula através do Zoom.


Instalando o Zoom no seu dispositivo.

Para utilizar o Zoom, é necessário instalá-lo no computador ou no celular, ou seja, é preciso fazer o download do aplicativo da internet e instalar no dispositivo que você preferir para poder utilizar os principais recursos.

Se estiver usando o computador, você deve entrar no site www.zoom.us, clicar em resources no canto superior direito, clicar em download zoom client e em seguida você será direcionado para a página na qual escolherá a opção de download ideal para o seu dispositivo.

No caso de optar por instalar o aplicativo no celular, basta entrar na sua loja virtual, como a Google Play ou a App Store, digitar a palavra Zoom no campo de pesquisa e efetuar o download do aplicativo no seu celular. Independente se você for ministrar uma aula ou uma palestra ou se você for participar apenas como espectador, o aplicativo deve ser instalado no seu computador ou celular.

Quer saber mais sobre como montar o seu próprio curso online? Clique aqui e confira 7 dicas para criar o curso perfeito!

Realizando o cadastro na plataforma.

No caso dos participantes não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro na plataforma, mas se você for apresentar uma aula deverá preencher alguns dados no aplicativo. No momento em que abrir o site zoom.us já será possível clicar no botão registre-se, é grátis e na sequência realizar o seu cadastro tanto do zero quanto efetuá-lo através da sua conta Google, o gmail.

Conhecendo os recursos da sala de aula.

Depois de ter feito o download do Zoom e realizado o cadastro no aplicativo, chegou a hora de montar a sua sala de aula. Assim que você clicar no ícone do aplicativo aparecerá uma tela com duas opções de ação: ingressar em uma reunião e efetuar login, que para o nosso passo a passo será a opção escolhida. Clicando em efetuar login você deverá inserir os seus dados de cadastro ou então clicar em efetuar login com google e partir daí a primeira tela do Zoom terá algumas opções de ação: nova reunião, ingressar, agendar e compartilhar tela. Para começar uma reunião ou uma aula clique em nova reunião, em seguida clique em Ingressar em Audioconferência e a sua sala estará disponível. Conheça agora os recursos disponíveis para a sua sala de aulas:

Assim que acessar a sala de aula, você verá que ela possui uma barra de ferramentas na parte inferior, então seguindo a ordem de cada ferramenta você encontrará primeiramente, à esquerda, os botões relacionados ao microfone e à câmera, os quais poderá manter ligados ou desligados durante as apresentações, basta clicar uma vez no ícone para ativar ou desativar a função.

No centro da barra de ferramentas você verá o botão de segurança. Ele possui um menu próprio que serve para controlar a aula em alguns aspectos como:

Bloquear reunião: Este botão serve para que você bloqueie a entrada de outras pessoas dentro da sua aula caso os participantes já estejam todos presentes. Isso vale principalmente para reuniões e aulas com número limitado de participantes.

Habilitar sala de espera: Significa que, ao entrar em uma reunião, o participante não entrará diretamente na sala, ele deverá aguardar até que o administrador da sala libere a sua entrada.

Logo abaixo, no mesmo menu, existe uma lista destinada às ações dos participantes dentro da reunião. Com essas opções você pode permitir que os participantes compartilhem suas telas, que conversem no bate papo em uma área localizada à direita da tela da sala, e também existe a opção renomear-se que você poderá desativar caso não queira que os participantes troquem o próprio nome durante a reunião.

Para saber se as opções do menu de segurança estão habilitadas basta verificar se existe o símbolo de check ao lado, se não estiver, significa que a opção foi desativada por você.

Ao lado do botão de segurança seguem os botões participantes e bate papo que servem para você verificar quem são os participantes dessa reunião e o que eles estão conversando no bate-papo, além de poder enviar mensagens escritas também. 

Na sequência existe o botão compartilhar tela, no qual você poderá clicar e apresentar o material da sua aula, o botão gravar, que servirá para gravar a aula para disponibilizá-la posteriormente aos participantes e por último o botão reações, com o qual você pode reagir através de likes ou aplausos.

Vale lembrar que todos esses botões só estão disponíveis porque você é o administrador da reunião, ou seja, antes de começar a aula de fato, você deverá configurar as funcionalidades da sua sala para que não ocorram inconvenientes durante a apresentação e todos possam manter-se focados no conteúdo da sua aula.

Depois que você configurou a sua sala, clique em participantes e no canto inferior direito da tela que se abrirá, clique em convidar.

Com essa função você pode convidar as pessoas que poderão participar enviando a elas o número do convite que se encontra na parte superior da próxima tela que se abrirá e a senha que estará no canto inferior direito. Enviando o código e a senha, os participantes poderão ingressar na reunião. Ou então, uma forma mais simples é copiar a URL da reunião que se encontrará no canto inferior esquerdo e enviá-la aos convidados através do e-mail, whatsapp ou qualquer outra plataforma de mensagens.

Quando todos os participantes estiverem presentes na sua sala de aula, é só ligar a câmera e o microfone e fazer o seu show!

De modo geral o aplicativo Zoom é bastante intuitivo e se torna cada vez mais simples de ser utilizado conforme a frequência de uso das suas ferramentas. 

A Engaged é uma solução completa para cursos rápidos online. Somos uma plataforma para você gerenciar tudo o que for relacionado ao seu curso: inscrições, pagamentos, certificados automatizados e organizações do curso em geral. Clique aqui e conheça mais sobre nós!


Marcello Fedalto
CEO

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: