Guia definitivo de como engajar seus alunos em curso online

Em algumas situações as aulas presenciais estão voltando aos trilhos, mas o ensino virtual se instalou e se faz cada vez mais necessário. De um ano pra cá, houve uma mudança na dinâmica de aulas, os professores precisaram mudar a estrutura das suas aulas, a forma de passar conteúdo e engajar seus alunos durante o curso. Os alunos por outro lado precisaram se organizar e reaprender a aprender através de uma tela do computador.

Com essa modificação na forma de aprendizado, vamos pontuar algumas dicas em como melhor engajar os alunos durante suas aulas virtuais.


Preparação de aula

Prepare sua aula objetiva e bem pontuada, mostrando para os alunos desde o primeiro momento qual o real propósito daquele curso e quais serão as etapas a serem percorridas durante o tempo proposto.

Lembre que você está concorrendo a atenção deles com redes sociais, familiares por perto, conexão da internet e outras distrações. Portanto, aulas mais curtas, atividades interativas e material extra serão seus aliados.

Organize o tempo de aula em blocos, após explicação teórica de 12 a 15 minutos, separe um tempo para alguma atividade, pode ser em forma de exercícios, dinâmicas, debate, roda de conversa, mesmo que rápida de 5 a 10 minutos. Outra maneira de interação e resultado é a ideia de trabalhos em equipe, isso faz com que os participantes se movimentem. Não deixe também de fornecer material de suporte, como artigos, entrevistas e até vídeos para que seus alunos recebam a informação por outros meios. Isso instiga interesse e engajamento nas atividades. 


Contextualização do conteúdo

Para a ideia principal do seu curso seja marcante, a contextualização do conteúdo é muito importante. Trazer em teoria os tópicos é excelente mas traz um ar monótono para a aula. Para contornar essa situação, recorra a exemplos práticos e reais. Traga cases de sucesso de empresas reais relacionados ao tema e exemplifique onde seus conceitos ensinados podem ser executados e quais são os potenciais resultados gerados com esse trabalho.


Pontos de comunicação professor e aluno

Sem a proximidade que a aula presencial possibilita, a relação do professor com o aluno foi estremecida. Com o contato físico é muito mais fácil e cômodo você gerar conexões e intimidade, e por consequência engajamento.

Seu aluno precisa estar ciente que a menor necessidade de contato, você estará a disposição. Para isso, você pode oferecer um contato semanal através de uma sala virtual - uma hora disponível para conversa, troca de informação e resposta de dúvidas. Você pode sugerir aos participantes que façam grupos em redes sociais com WhatsApp ou Telegram, assim você gera um ponto de contato e incentiva o networking. Procure também uma plataforma que permita interação online, através de chat e fóruns virtuais. 


Masterclass

Em um curso com aulas gravadas, é de extrema valia a oferta de uma Masterclass. Com estrutura semelhante a um webinar, a Masterclass é um momento onde terá a distribuição de conhecimento rico. É uma aula ao vivo com conteúdo e convidados especiais, trazendo especialistas no assunto com bastante experiência e senioridade. Lembre-se de separar um momento da aula para perguntas e dúvidas. Com certeza será um ponto focal de atenção dos inscritos, onde você poderá engajar e incentivar os participantes


Resultados e feedbacks

É de extrema importância que o aluno seja um participante ativo da construção de conhecimento, mas é uma via de mão dupla, para isso é crucial que os mentores retornem para os participantes como foi o percurso das aulas. 

Seus alunos não são robôs, são seres humanos. E as pessoas são focadas em resultado, sendo assim avalie as atividades propostas levantadas e retorne com feedbacks construtivos. Reconhecer acertos e boas ideias ajuda a construir confiança.


Certificado

O certificado demonstra a conclusão de um curso. Condicione algumas entregas, notas ou de porcentagem de participação no curso com o recebimento de certificado ou não. Assim, seu aluno ficará engajado o suficiente para concluir com êxito todo o planejamento proposto. A importância do certificado em um curso livre pode ser maior do que você pensa, confira os motivos.


Escolha da plataforma

Para que seus alunos não se percam e foquem no objetivo da aula, escolha uma plataforma que concentre todas as informações e recursos em um lugar só. Conheça o ambiente da plataforma por completa e utilize todas as ferramentas fornecidas em seu favor.

A EngagED é uma plataforma completa, onde você pode vender seus cursos online (confira as melhores dicas para você vender seu curso), ter um ambiente EAD com entrega de conteúdo por vídeos, fóruns e quizzes e também emitir os certificados automaticamente.

Para mais informações sobre funcionalidades e planos, nos contate através do fernanda@engaged.com.br ou pelo WhatsApp.


Boa jornada para você e seus alunos :)


Fernanda Stadler
Especialista de Conteúdo

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