O que procurar e como contratar uma plataforma para dar cursos livres online?

Você está pronto para lançar o seu novo curso livre online. Já encontrou o tema perfeito, planejou cada item desde o planejamento até a gravação das aulas ou até já definiu os pontos altos das suas aulas online ao vivo. Para fazer tudo isso, com certeza leu este post aqui onde te damos as dicas de ouro de como viver apenas dando cursos livres na internet, e agora só falta publicar e enfim divulgar, certo? Mas como saber se você está escolhendo a plataforma perfeita para disponibilizar todo o conteúdo que produziu com tanto esforço?

Abaixo te contamos algumas coisas que você deve saber antes de clicar em confirmar e contratar uma plataforma para cursos livres online.


O básico.

Se tivéssemos que eleger um top 3 das principais e indispensáveis funcionalidades que uma boa plataforma de cursos online deve ter com certeza seriam suporte, segurança e mobilidade. Explicamos:

É bem provável que essa seja a primeira vez que está disponibilizando um curso online e quer garantir que ocorra tudo da forma mais redonda possível. Mas como qualquer iniciante, também é provável que tenha alguma dificuldade ao navegar pela plataforma e se deparar com inúmeras funcionalidades das quais você raramente ouviu falar. Para isso, certifique-se que o serviço de suporte da plataforma escolhida seja de fácil acesso e com pessoas reais que possam conversar com você a qualquer momento e tirar as mais simples das suas dúvidas. Assim, você se sentirá mais confiante na hora de publicar o seu conteúdo.

Falando em segurança, não chega a ser uma funcionalidade em si, mas se trata de um tópico super importante quando se está em busca da plataforma perfeita. É extremamente necessário que ela esteja de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que estipula regras rígidas sobre o compartilhamento dos dados oferecidos pelas pessoas cadastradas na plataforma. Acredite, será difícil reconquistar um aluno que tenha seus dados usados incorretamente e você terá um trabalho dobrado em encontrar outra plataforma para dispor seu curso. Afinal você não pretende manter seu conteúdo num site não confiável, não é?

A mobilidade por sua vez é importante para dar aquele diferencial ao entregar um conteúdo online. Procure plataformas que permitam o acesso desde vários tipos de dispositivos, sejam desktops, celulares, tablets e até Tamagotchis, por que não? Brincadeiras à parte, poder proporcionar esse recurso aos seus alunos favorece uma adesão mais concreta ao seu curso, já que poderão acessá-lo de qualquer lugar. Uma boa ferramenta para este fim é o aplicativo Zoom. Neste post aqui te contamos tudo o que você precisa saber sobre como criar a sua sala virtual no Zoom e dar aulas ao vivo.


Aquele plus.

Além do suporte, segurança e mobilidade, também é super interessante que uma boa plataforma de cursos online tenha algumas funcionalidades que te permitam melhorar cada vez mais a sua entrega. Um bom exemplo disso é a área de analytics. Essa é uma excelente ferramenta para você analisar gráficos relacionados a todos os aspectos do seu curso, desde o número de compras até comentários sobre o conteúdo em si. Assim poderá entender possíveis falhas, efetivar melhorias e aumentar suas vendas.

Neste outro post falamos sobre mais funcionalidades a se levar em consideração na hora de contratar uma plataforma de cursos livres online. 

Claro que cada caso é um caso, dessa forma é importante que você saiba exatamente do que precisa e onde pretende chegar com o seu curso. Por isso abuse de pesquisas e principalmente do suporte das plataformas que estiver cotando para entender qual será o match perfeito com o seu curso online.

Depois disso você vai precisar contratar efetivamente uma plataforma e nesse passo não existe muito segredo. Cada plataforma possui funcionalidades específicas e nem sempre todas terão as mesmas, mas elas seguirão um padrão de cadastro e pagamento. Basta preencher alguns dados, escolher a forma de pagamento, aguardar a aprovação e enfim publicar o seu curso livre online. 

A Engaged, por exemplo, é a solução completa para os seus cursos online. Somos uma plataforma que te permite gerenciar tudo o que for relacionado ao seu curso: inscrições, pagamentos, EAD, certificados automatizados e organizações do curso em geral. Clique aqui e conheça mais sobre todas as funcionalidades que a Engaged oferece!


Marcello Fedalto
CEO

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: