Simplicidade e personalização: duas características que podem salvar suas matrículas

Trabalhar com educação exige constante aperfeiçoamento, e isso não é novidade. O mercado está cada vez mais competitivo e o público cada vez mais exigente, e por isso há cada vez menos espaço para falhas. Desde as campanhas de marketing até o conteúdo entregue pelos professores, todos os itens precisam estar em sintonia e oferecer uma boa experiência para seus alunos e alunas.

A matrícula é um dos processos que costumam trazer dor de cabeça dentro das escolas. Se não houver processos bem definidos e ferramentas que auxiliem os profissionais que estão lidando com o público, muitas informações podem se perder, prazos extrapolarem e isso acaba gerando frustração (e a possível desistência) dos seus alunos.

Imagem: Pixabay

Ter uma processo de matrículas personalizado é muito mais simples do que parece. Não é necessário desenvolver um sistema desde o início nem juntar partes de sistemas separados (e acabar criando uma colcha de retalhos). Soluções como essas ou acabam por prejudicar a performance da escola, pois demoram para ser implementadas, ou acabam por piorar a experiência dos alunos, pois muitas plataformas integradas às vezes dificultam etapas que seriam simples.

Neste ponto, você precisa de um processo de matrículas que tenha duas características: simplicidade e personalização.

Por que simples?

Quando alguém inicia uma tarefa qualquer, o ideal é que este fluxo não seja interrompido desnecessariamente. Isso significa que, se o seu aluno está sentado na frente do computador ou com o celular em mãos, o ideal é que ele conclua a matrícula tão rapidamente quanto possível. Sem precisar entregar papéis pessoalmente na secretaria ou exigir processos burocráticos desnecessários.

É claro que há itens importantes. Se, por exemplo, você precisa de um contrato ou que aluno envie comprovante de residência ou diploma, não precisa remover isso da sua jornada de matrícula, apenas tornar esse processo o mais amigável possível.

Você já parou para se questionar o que realmente importa para seus alunos? Quem são eles e o que esperam da sua escola? Se você simplificar a matrícula, você consegue direcionar seus recursos e seu tempo para o que realmente importa.

Por que personalizado?

Sua escola já tem um nome no mercado, uma identidade, um posicionamento e um relacionamento com seus clientes. Por isso, o processo de matrículas não poderia ser diferente. Primeiro escolha e organize as etapas de matrícula que fazem sentido e depois personalize com a sua identidade visual.

O engajamento dos seus alunos com a sua escola está diretamente relacionado à experiência que eles têm com a instituição e com a sua marca. A matrícula é a porta de entrada e é uma das primeiras oportunidades para estabelecer uma conexão positiva com seus alunos. Por isso, é fundamental criar uma boa primeira impressão se você quiser fidelizar seu público e conquistar mais clientes.

Esteja um passo à frente

O primeiro passo para simplificar a matrícula, é identificar quais são as informações e as etapas essenciais. Cada escola atua de uma maneira diferente, e os processos internos acabam por ter muita influência nesse sentido. É necessário definir o que é realmente importante, e eliminar o que for desnecessário.

Depois de definidas as etapas de matrícula, é importante deixá-las com a cara da sua escola. Aqui vale a pena pensar na linguagem, principalmente em como as instruções são comunicadas, tornando-as mais ou menos informais de acordo com seu público. Vale também, é claro, de manter a consistência visual da sua identidade. A aplicação de marca, cores, imagens e vídeos deve ser consistente com as demais mídias institucionais.

OK? Mas por onde começar? Nossa plataforma torna isso tudo possível. A EngagED é um sistema White Label, que permite que você insira sua marca, escolha a paleta de cores, selecione os campos que você quer que o aluno preencha, e defina formas de pagamento e quais serão as etapas de matrícula. A marca da sua escola é valorizada desde a página do curso até os e-mails disparados aos alunos, o que permite que a identidade da sua instituição assuma o papel protagonista na jornada de matrícula. E isso sem grandes custos nem longos prazos de desenvolvimento, de uma maneira já testada e validada no mercado. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso produto. Temos certeza que podemos ajudar sua escola a crescer!

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