O que você precisa saber antes de utilizar um sistema de gestão para cursos livres

Escolas e organizadores de cursos livres frequentemente esbarram em uma questão comum: adotar ou não um sistema de gestão para cursos livres? Será que vale a pena investir nisso? Muitas vezes além de ter um custo extra, é preciso ter alguém capacitado para utilizar esse tipo de ferramenta no dia a dia.

De fato, a resposta é relativa ao contexto de cada escola e à plataforma em questão. Mas, de um modo geral, adotar um sistema de gestão para cursos ajuda, e muito, no dia a dia das escolas. Porém, vale a pena investir um tempo pesquisando os sistemas disponíveis no mercado e compará-los, levando em conta as suas necessidades de curto e longo prazo.

O que ver antes de adotar um sistema de gestão para cursos

Escolas de cursos livres têm algumas necessidades diferentes das instituições de ensino tradicionais. Começando pelo relacionamento com os alunos, pela duração e conteúdo dos cursos e pelo posicionamento no mercado. Por isso, é importante considerar o cenário de cada escola antes de adotar um sistema de gestão para cursos.

Considere a frequência com que você oferta cursos, qual o valor que você transaciona mensalmente em inscrições, quantos alunos se inscrevem nos seus cursos, e a partir daí veja o impacto que um sistema pode trazer para o seu negócio.


Checklist para curso presencial

Vale também pensar em outras ferramentas que você já usa hoje. Isso conta desde ferramentas de marketing até de entrega de conteúdo. Para que você ganhe tempo, e evite processos repetitivos, é importante ver se o sistema de gestão para cursos que você pretende adotar tem integração com essas ferramentas.

Verifique a possibilidade de fazer um teste, ou solicitar uma demonstração gratuita antes de começar a utilizar. Esse passo é importante para que você tenha uma noção das funcionalidades do sistema e para que você possa ver se tudo o que você precisa está lá dentro. Fazer um teste é fundamental na sua tomada de decisão.

Mas afinal, vale a pena?

De uma maneira geral sim. O principal benefício de um sistema de gestão, e o mais esperado, é a otimização dos processos. Tarefas que antes você fazia repetidamente, agora podem ser automatizadas. Ou coisas que só você podia fazer antes, agora podem ser compartilhadas com outras pessoas da sua equipe.

A segunda vantagem é a possibilidade de medir sua performance e extrair métricas. Com dados em mãos, você consegue saber exatamente os pontos que precisam ser melhorados na sua escola. E assim, tomar decisões estratégicas para os pontos que merecem mais atenção. Por isso é importante um sistema que providencie, de alguma maneira, esses relatórios e gráficos analíticos.

A terceira vantagem é a centralização das informações. Se sua escola adota um sistema específico para fazer a gestão dos seus cursos, todas as informações de inscrições, cursos, valores, etc. ficam em um único lugar. Você não precisa mais de uma infinidade de planilhas, e-mails e listas. Fica muito mais fácil e rápido.

Ebook Aumente suas matriculas

É claro que, todos esses sistemas têm um custo. Mas com o passar do tempo, os benefícios que esse tipo de ferramenta traz acabam compensando. Principalmente porque diminuem outros custos desnecessários, diminuem erros, aumentam o seu controle e você tem mais tempo para focar no que realmente importa para sua escola: melhorar os seus cursos e a sua relação com seus alunos.

Um bom exemplo de sistema de gestão para cursos livres é a EngagED. A EngagED é uma plataforma gerencia todas as inscrições nos seus cursos, desde a criação das páginas dos cursos até o saque do pagamentos das inscrições. Essa ferramenta é focada em conversão, por isso você perceberá o impacto no seu dia a dia, tanto financeiro quanto gerencial. Se você quiser conhecer mais sobre essa ferramenta, clique aqui.

E por fim, vale lembrar que escolher um sistema de forma aleatória ou com base na opinião de alguém seu pode ser desastroso. Você pode perder tempo e dinheiro, por isso vale a pena investir algum tempo em pesquisa e testes. Essa é uma decisão que, certamente, irá impactar na sua empresa, e por isso precisa ser tomada com cautela.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: