Principais aspectos do tráfego de campanhas de anúncios

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Building the right tech stack is key

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Entender os conceitos do tráfego de anúncios pode ser desafiador, já que este assunto aborda muitos temas diversos. Nesse blogpost, vamos esclarecer para você alguns dos principais pontos de uma campanha de tráfego na internet, para que você possa começar a faturar mais com o seu produto. Vamos lá?

Quais são as principais características de um bom tráfego?

O tráfego nada mais é do que movimentar alguém de um ponto para outro. Utilizando-se desta analogia, uma determinada audiência é direcionada para o objetivo desejado. Neste caso, o produto que você quer anunciar será a finalidade do seu tráfego.

O tráfego funciona como se fosse a engrenagem de um relógio, já que ele só vai produzir os efeitos desejados se todas as peças estiverem no lugar certo. Isso quer dizer que o tráfego, por si só, não serve para nada. Ele depende de um bom conteúdo, de uma boa copy, de um bom trabalho de audiovisual, etc.

O tráfego vai depender completamente do mapeamento do seu público, e por isso é fundamental que você realize pesquisas periódicas. Se você direcionar o seu trabalho para o público errado, ele não vai produzir os resultados esperados.

Outro ponto fundamental é em relação às características do produto. Urgência, consciência e oportunidade são requisitos fundamentais para que um tráfego de qualidade possa trazer os resultados esperados. Nesta mesma linha, um bom trabalho de copy também se mostra indispensável para um tráfego eficiente. Prontidão, consciência e oportunidade são as bases de uma copy em sincronia com um bom tráfego.

Fontes de tráfego e seu objetivo

As principais fontes de tráfego são aquelas que você já deve ter ouvido falar, e intuitivamente já almeja ter nelas alguma presença: Facebook, Instagram, Youtube, Google, etc. Estas plataformas servirão como vitrines para os seus anúncios, visando alcançar o público que você quer atingir. Nelas, você criará campanhas e conjuntos de anúncios.

Depois de criados os anúncios dentro das plataformas, o próximo passo é divulgá-los para o seu público alvo, direcionando-o para uma página de vendas, de captura, de webnário, ou para uma aula. Tudo isso tem o objetivo de multiplicar o seu faturamento. Inicialmente, será necessário que você disponha de certa quantia para que as campanhas fiquem ativas, mas, posteriormente você irá reaver este valor como um investimento.

O primeiro passo é a criação da sua estratégia de tráfego. É importante que, ao criar suas campanhas, você tenha em mente um objetivo bem claro e definido. Determine qual o público que você quer atingir, assim como as copys necessárias para isso. Determinar o seu público é uma etapa crucial para construir a sua estratégia de tráfego.

Tipos de tráfego

O tráfego pago é aquele em que é necessária uma plataforma ou mídia, na qual é investido um determinado valor e, desta forma, se torne possível atingir o público alvo das campanhas. Naturalmente, o objetivo deste tipo de tráfego é que o valor investido gere um retorno natural maior do que era inicialmente. Como exemplos, podemos citar as redes sociais mais tradicionais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

Neste caso, a mensagem que você quer divulgar será impulsionada de uma forma artificial, ou seja, a plataforma que você escolheu irá dar visibilidade para este conteúdo de forma deliberada. Desta forma, a quantidade do seu investimento determinará o alcance que este conteúdo terá, assim como a sua duração. Ela não depende de acessos de usuários para ganhar tração, e por isso é artificial.

O tráfego orgânico, por sua vez, não necessita de um investimento inicial. Como o próprio nome diz, a sua campanha ganha tração de uma forma natural, através dos acessos espontâneos daqueles que consomem o seu conteúdo. Um post em redes sociais, ou a publicação em um blog são alguns dos exemplos em que os acessos, por si só, darão tração para seus anúncios.

Aqui não haverá o impulsionamento do tráfego pago, ou seja, as plataformas não irão, deliberadamente, priorizar o seu conteúdo sem análise prévia dos seus acessos. Apenas a relevância destas informações para os usuários irá destacar aquilo que você está tentando divulgar. Este é o motivo de ela não necessitar de um investimento financeiro para acontecer.

Ambos os tipos de tráfego são importantes, e o ideal é que você combine estas duas formas de divulgação das suas campanhas, para que o resultado seja maximizado.

Existe, ainda, os tráfegos direto e indireto. O primeiro é aquele em que o usuário busca exatamente pelo seu conteúdo, colocando a URL diretamente na barra de endereços do navegador. Neste caso, ele já sabe o que quer.

O tráfego indireto é aquele em que o usuário não desejava, inicialmente, acessar aquele conteúdo, mas acabou sendo redirecionado para ele, por meio de links ou botões de “call to action”, por exemplo.

Lembre-se, no entanto, que nenhum destes conceitos está aí para fazer milagre pelo seu produto. Eles servem, apenas, como catalisadores para que um conteúdo que já é de qualidade, consiga mobilizar ainda mais usuários. De nada adianta você investir muito dinheiro em diferentes tipos de tráfego, se o seu produto não está a altura. Por isso, não esqueça de investir, primeiramente, na qualidade do seu material.

Fluxo de tráfego

O primeiro passo do tráfego é publicar as suas campanhas na plataforma escolhida, todos voltados para um público específico que você queira atingir. Isso fará com que ele seja atraído até o seu material.

Depois, é necessário metrificar. É possível fazer isso dentro ou fora da plataforma. Colha a maior quantidade de dados que você puder e organize-os bem, para que você possa tomar a melhor decisão possível.

O processo de otimização, por sua vez, é realizado dentro da plataforma. Você irá modificar ativamente algumas informações da sua campanha para melhorar os seus resultados. Aumentar ou diminuir o investimento financeiro para esta campanha é um dos exemplos de um processo de otimização. 

Dependendo dos números que você estiver obtendo, pode haver um desejo de realocar os seus investimentos para uma outra campanha que esteja produzindo mais resultados. Daí nasce o processo de otimização. Aqui tudo vai ter a ver com o processo criativo desta campanha. Audiovisual e copy são áreas que devem ser melhoradas nesta etapa, se o engajamento não estiver indo como o planejado.

Todos estes processos são cíclicos, e devem sempre estar sofrendo alterações e otimizações para um melhor rendimento da sua campanha.

Principais erros do tráfego

Ao trabalhar com tráfego, é muito comum que os usuários acabem incorrendo em práticas e pensamentos que não são benéficos para uma campanha de sucesso.

Em primeiro lugar, não pense que apenas especialistas podem trabalhar com tráfego. Manjar muito de matemática e planilhas de Excel, por exemplo, com certeza são pontos positivos para isso, mas não são pré-requisito. Por isso, mesmo que você nunca tenha trabalhado com tráfego, não tenha medo de se aventurar neste mundo e buscar conhecimento, pois isso será essencial para o sucesso das suas campanhas de anúncios.

No entanto, ao se aprofundar nesse assunto, tenha a certeza de tratá-lo com a seriedade que ele merece. Muitos pensam que o tráfego é um sistema fechado em si mesmo, o que é um erro, já que ele depende de que todas as áreas da sua campanha estejam funcionando da maneira correta. 

A área de copy, a área de vídeo, de produção de conteúdo, por exemplo, são todas partes indispensáveis para uma boa análise de tráfego. Todos estes setores irão precisar de um feedback do seu trabalho para terem a certeza de que a campanha está funcionando da maneira que deveria.

Muitos pensam que o tráfego funciona de maneira automática, bastando configurar todos os processos, e deixar que ele gere dinheiro para você de forma autônoma. Isso é um erro tremendo.

O tráfego demanda um acompanhamento diário de todos os seus processos, para que, dessa forma, ele possa gerar o efeito desejado. Todos os erros e acertos devem ser catalogados. 

As campanhas que estiverem funcionando têm de ser analisadas, para que você possa entender quais fatores fizeram isso acontecer e, por outro lado, as campanhas que estiverem dando errado também tem de ser investigadas, para que se possa entender quais processos devem ser otimizados, fazendo com que ela gere resultados.

Por isso, mesmo que você delegue a tarefa de cuidar do seu tráfego para uma agência externa, tenha sempre em mente que você, como gestor do seu negócio, deve sempre estar a par de todos os resultados, já que você está investindo o seu dinheiro nestas campanhas. Tenha isso sempre em mente.

Outro erro bem comum, é ignorar os resultados que a ferramenta apresenta, em favor de um pensamento ou ideia que não tem embasamento em dados. Se você acreditava que uma de suas campanhas iria fazer mais sucesso do que outra, e acabou acontecendo o contrário, não seja teimoso: dê sempre preferência para o que os números mostrarem como frutífero, mesmo que vá contra o senso comum.

Outro lembrete bem importante quando se lida com tráfego de campanhas, é não ficar obcecado com metas. Tenha sempre em mente que o principal objetivo de qualquer campanha, é a venda. Assim, espera-se que o valor investido gere um retorno. Esse deve ser sempre o seu principal objetivo.

Continuando o raciocínio, tenha certeza de que, ao delegar o seu tráfego para uma empresa especializada, você terá o conhecimento mínimo para cobrar resultados. Isso é importante, já que você estará investindo um valor alto para que os resultados apareçam. Se isso não acontecer, é seu papel investigar os motivos. Se for investir em uma agência de marketing, tenha a certeza de que sobrará uma verba para que você invista na campanha em si. De nada adianta contratar a melhor agência possível, se os seus recursos não forem suficientes para investir nas campanhas que surgirem como resultado. Por isso, calcule muito bem o montante que você tem para investir no tráfego.

Tenha, também, o discernimento para escolher quais são as campanhas que valem a pena investir. É melhor colocar o seu dinheiro em apenas uma campanha que gere resultados, do que em várias campanhas medianas. Do contrário, o seu investimento ficará muito diluído, perdendo otimização para as plataformas que você escolheu.

Boas vendas!