O problema da fragmentação dos sistemas nas escolas

Quantos softwares diferentes sua escola paga por mês? Dependendo da tarefa que precisa ser executada, o empreendedor acaba contratando diversos apps e ferramentas que vão auxiliá-lo no desenvolvimento da atividade.

Quando o negócio ainda está no começo, isso inclusive costuma ser debitado diretamente do cartão pessoal do empresário, até que a empresa se estruture. Nesses casos, é muito comum contratar as funcionalidades por cerca de 12 meses, para garantir um desconto, e depois esquecer de usá-las. O resultado é um débito automático para algo que não traz benefícios reais para a escola.

Em outros momentos, quando a escola já está estruturada, costumam ser adotadas ferramentas que auxiliam nos processos. Porém, para que funcionem adequadamente, requerem a disciplina de serem atualizadas com frequência para de fato trazerem o benefício esperado.

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Existe um outro cenário no qual a escola conta com diversas ferramentas que até são interessantes. Porém, todas as informações sobre a rotina da escola e dos alunos estão espalhadas em diversos softwares. Isso é extremamente negativo, pois dificulta quando alguém precisa de uma informação específica (em qual dos sistemas ela está?). No caso de a ferramenta ser abandonada pela empresa, as informações que foram compartilhadas nela também se perdem.

Todos esses cenários, tanto nas escolas pequenas quanto nas grandes, são problemáticos, pois geram um custo desnecessário. Além disso, trazem exatamente o oposto do esperado com a adoção das ferramentas: ineficiência.

Ineficiência é sinônimo de desperdício de recursos

Ineficiência é sinônimo de desperdício de recursos. Quando algum funcionário precisa gastar tempo com atividades operacionais desnecessárias, deixa de fazer o que importa de verdade na instituição, que é pensar em bons cursos ou formas de melhorar o relacionamento com o aluno.

Nossa jornada começou quando fomos aceitos por uma instituição aqui de Curitiba para iniciar o mapeamento dos dados do aluno. Nosso objetivo foi entender como funciona esse ciclo, desde o interesse no curso até o primeiro dia de aula. Com isso validado, essa jornada de serviço serviu de insights para, entender quais são as necessidades do aluno e da escola.

Ao compreender o que as escolas realmente precisam, conseguimos construir uma ferramenta que preenche todas as necessidades relacionadas às matrículas, desde a criação da página de divulgação, até os relatórios de quais alunos já pagaram.

Faz parte da nossa rotina diária conversar com gestores. Por isso, conseguimos entender intimamente todas as funcionalidades que são importantes para que o processo de matrícula aconteça com eficiência. Nós sabemos quais são os pontos de contato necessários para que o aluno converta com mais facilidade. Além disso, sabemos qual é o fluxo de matrícula que mais funciona para que o estudante tenha poucas fricções ao ingressar na escola.

Isso faz com que a EngagED seja a única ferramenta de gestão de matrículas que você precisa dentro da escola. Contar com o nosso sistema traz eficiência, tanto para os gestores quanto para os alunos.

Nós mapeamos quais são as atividades relacionadas às matrículas comuns a todas as escolas. Porém, entendemos que eventualmente elas terão particularidades relacionadas às suas próprias rotinas. Portanto, contamos com integrações com outras ferramentas. Dessa maneira a escola não terá os problemas que citei no começo do texto, relacionados a falta de atualização dos softwares e informações perdidas.

Você quer ver como a EngagED vai facilitar os seus processos de matrículas? Então nos envie uma mensagem por aqui. Será um prazer trocar uma ideia contigo.

Marcello Fedalto
Head of Business Development

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