O que os alunos da Geração Z esperam da faculdade

A Geração Z é aquela formada por pessoas que nasceram a partir do ano 2001. Apenas esses jovens nascidos no século XXI representam 32% da população mundial , de acordo com dados da ONU, superando o número de millennials. Agora em 2019, eles completam 18 anos, exatamente a idade na qual os jovens entram na faculdade.

Eles são a primeira geração que nasceu 100% conectada e com total acesso à informação onde e quando quiserem. A grande pergunta é: a sua instituição está  preparada para se relacionar com esse público?

Para te ajudar nessa missão, separei alguns dados relevantes, que podem te dar uns norte do que os universitários da Geração Z esperam das instituições de ensino como um todo. Olha só:

Eles acreditam que o ensino superior é importante

Pode ficar tranquilo que apesar de eles terem acesso constante às informações, os jovens da Geração Z ainda acreditam que a faculdade é importante. Na verdade, eles levam mais em consideração o ensino superior do que os Millennials (geração que nasceu entre os anos de 1981 e 2000).

Um estudo recente realizado pela Pearson  identificou que apenas 25% da Geração Z acredita conseguir ter uma carreira gratificante sem ir para a universidade, em comparação com 40% dos Millennials. Isso é extremamente positivo para a sua instituição de ensino, que pode continuar trabalhando nos próximos anos para atender esse público.

Empreendedorismo e impacto social

A Geração Z deseja ir para a faculdade, mas o modelo tradicional de ensino — como ainda é estruturado na maior parte das instituições — precisa mudar. As aulas precisam ser mais interativas e tecnológicas e trazer assuntos relevantes para esse público.

A Geração Z é a que mais se importa com o coletivo. Portanto, atividades relacionadas a empreendedorismo social, laboratórios de inovação, programas de intercâmbio e disciplinas que podem ajudá-lo a causar um impacto positivo na sociedade como um todo são chamarizes para esses alunos.

Caso a sua instituição de ensino ofereça esse tipo de vivência, comunique com clareza. Isso é algo que realmente dialoga com a Gen Z.

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Consumidores assíduos de vídeos

A Pearson também identificou que 70% dos entrevistados da Geração Z usam o Instagram como principal rede social (enquanto 83% dos Millennials ainda focam no Facebook). Se por um lado 73% da geração mais antiga utiliza as redes sociais para se conectar com os amigos, 63% da Geração Z utiliza as redes para compartilhar e consumir vídeos.

Esse insight é extremamente valioso para as ações de marketing da sua instituição de ensino. Na hora de pensar nos canais para fazer publicidade, não invista em redes que não compreendem o seu público-alvo. Além disso, opte por mensagens em vídeos, não texto.

O gosto pelos vídeos é tanto nesse segmento, que 47% dos entrevistados afirmam passar três horas ou mais por dia consumindo materiais no Youtube. Esse é o canal favorito deles para aprender.

Aulas presenciais > aulas online

Essa informação relacionada ao consumo de vídeos pode fazer com que você pense que a Geração Z pode preferir a educação à distância. Isso não é verdade! Na mesma pesquisa, apenas 26% dos entrevistados da Geração Z afirmaram preferir fazer aulas online, em comparação com 45% dos Millennials.

Essa geração que poderá ingressar na faculdade a partir deste ano está sedenta por bons mentores. Eles querem relações humanas e trocas de experiências autênticas com pessoas de diferentes backgrounds. De fato, 57% da Geração Z prefere aulas presenciais, com atividades com colegas.

Eles querem se comunicar por mensagem

Se a sua instituição conta com canais de comunicação próprios, como intranets ou então disparos de e-mails para encaminhar recados, atenção. Essa não é a forma de comunicação utilizada por esse público. Se você realmente quer que o seu aviso chegue, precisa mandar mensagem.

Os estudantes não usam mais e-mail, pois acham que esse tipo de comunicação é para os mais velhos. Ligação para telefone, então, não precisamos nem comentar, né…

Menos complicação

Processos complexos e desnecessários não estão alinhados com o perfil da Geração Z. Se você quer se comunicar claramente com esse público, precisa entender que todo processo, incluindo as matrículas por exemplo, tem que fluir naturalmente.

Precisar se deslocar até a universidade para realizar matrículas, imprimir papéis, ou lidar com burocracia vai causar uma impressão negativa no futuro aluno. Portanto, se utilizar de ferramentas como a EngagED permite que você esteja alinhado com a Gen Z.

Com a EngagED, é possível realizar a matrícula pela internet, sem complicações. Pra equipe da faculdade, a ferramenta também é interessante. Ela permite que os funcionários acompanhem de perto em que fase da matrícula o aluno se encontra e dispare automaticamente mensagens para o smartphone do interessado relembrando que a data de encerramento da matrícula se aproxima.

Não esqueça dos pais, que fazem parte da Geração X

Vale lembrar que um jovem de 18 anos não vai tomar todas as decisões relacionadas à faculdade sozinho. Portanto, vale a pena se atentar ao perfil dos pais da Geração Z. Os Millennials eram filhos dos Baby Boomers, famosos por quererem oferecer para os seus filhos tudo que não tiveram na sua própria juventude. Isso criou uma geração muito preocupada com reconhecimento constante.

Já a Geração Z tem como pais a Geração X, que é mais pragmática e que defende que "se o jovem quer o reconhecimento, precisa batalhar para alcançá-lo". Parece um detalhe pequeno, mas ele é fundamental para a comunicação que a sua instituição vai adotar.

Para realmente atrair os pais da Geração X e os seus filhos, é importante mostrar quais são os resultados tangíveis que a educação na sua faculdade vai trazer. Isso envolve números de alunos que abriram empresas, conseguiram bons empregos, passaram em processos de trainee, etc. depois da universidade.

Ficou interessado em saber mais sobre como adaptar a sua instituição ao perfil de alunos que começa a ingressar ainda neste ano? Então me mande uma mensagem para que eu possa te ajudar a estruturar o seu processo de matrículas com a EngagED.


Vinicius Mendes
CCO - Chief Customer Officer

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