Organizar processos te traz autonomia para focar no que realmente importa

Frequentemente, conversamos com empreendedores que estão abrindo escolas de cursos livres. Eles costumam ter muito conhecimento numa determinada área — além de um bom relacionamento com especialistas em outros assuntos — e desejam compartilhar essa experiência com as pessoas.

Nós acreditamos que a educação é chave fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Por isso, ficamos muito animados de poder fazer parte da jornada desses empreendedores que querem levar mais conhecimento para as pessoas.

Se o seu objetivo também é criar ou aperfeiçoar a sua escola de cursos livres, aqui vai uma dica. Além de ter um conteúdo interessante e uma abordagem legal com os alunos (que com certeza você já tem), é fundamental garantir o bom funcionamento da sua escola.

Sim, sabemos que no início do negócio você quer mesmo é colocar o curso no ar e criar estratégias de divulgação para que os alunos se inscrevam. Mas para que a sua escola realmente cresça, é importante prestar atenção em algumas questões mais operacionais.

São tantos detalhes, que algumas escolas chegam a contratar um time para focar no operacional. Acontece que isso não precisa ser difícil ou "chato". A nossa dica pra você que está enfrentando essa fase do negócio é contar com uma boa ferramenta de gestão, que organize os processos.

Com uma rápida busca na internet, você vai encontrar algumas ferramentas muito utilizadas por startups. Antes de optar por alguma delas, faça um mapeamento de todas as áreas que precisam ser acopladas na solução.

Ebook Aumente suas matriculas

Independente do tamanho da sua escola, você vai precisar lidar com processos repetitivos, como: emissão de notas fiscais, reembolsos, aceite de contratos, publicação de páginas de cursos, follow-up de alunos interessados nas aulas, etc. É fundamental que a solução escolhida compreenda todas essas áreas, tão comuns no mercado educacional. De nada adianta contratar diversas ferramentas e acabar se perdendo por precisar atualizar vários softwares diferentes.

Estamos conseguindo aqui na EngagED, ajudar esse empreendedores que escolheram, através da educação, movimentar a nova economia, com a criação de novos modelos e serviços educacionais. Como nosso grande foco são as instituições de ensino, toda a ferramenta foi construída levando em consideração as necessidades desse segmento.

Existe um abismo na relação entre instituição, alunos e professores, que limitam o crescimento das escolas e suas iniciativas.

Aqui vão alguns dos principais desafios operacionais que você vai enfrentar na sua escola de cursos livres e como a EngagED pode te auxiliar. Olha só:

Consolidação de dados

A sua escola vai contar com uma série de cursos e workshops, que muitas vezes acontecem simultaneamente. É fundamental ter organização nesse processo, para garantir que todos os alunos que demonstraram interesse realmente se inscreveram. Com a nossa plataforma, você consegue saber exatamente em que etapa do processo de inscrição o aluno se encontra.

Com essa informação em mãos, pode criar ações específicas, diretamente na plataforma, para converter esse potencial estudante. Como o nosso objetivo é tirar todo o trabalho desnecessário das suas mãos e das do seu time, já temos ações automáticas de disparo de SMS e e-mails lembrando que o prazo para finalizar a matrícula está se aproximando.


Antecipação de recebíveis

Oferecer a possibilidade de parcelar a matrícula de um curso é excelente para a sua conversão. Porém, pode dificultar a organização do seu caixa. Nós oferecemos a autonomia de antecipação e de saque de recebíveis. Dessa maneira você consegue oferecer o parcelamento para o seu aluno e continua com dinheiro em caixa, mesmo antes de o estudante concluir o pagamento.


Publicação de cursos

Ao utilizar a EngagED, você e sua equipe conseguem colocar no ar várias páginas de curso, que funcionam independentemente. Isso significa que cada curso terá a sua própria URL, o que facilita a divulgação nas redes sociais.

O melhor é que para publicar estas páginas você não precisa da ajuda de ninguém de Marketing ou TI. É tão simples que qualquer pessoa do seu próprio time pode cuidar disso.


Padronização de processos

Emitir notas fiscais, pedir reembolsos, enviar contratos para assinatura… Esse tipo de tarefa pode ser padronizado dentro da EngagED. Dessa maneira fica muito mais fácil de realizar as atividades dentro do processo de matrícula.

Trilhas do conhecimento

Possuir facilmente esse mapeamento das informações geradas durante as etapas de desejo e a entrega do conteúdo educacional, promove novas oportunidades com o seu aluno. Quem é do segmento, já está ciente dos desafios e sobre a reconstrução necessária dos modelos atuais para manter um aluno durante todo o seu ciclo de aprendizado, não somente por um período pontual. Mas isso é caldo pra um novo post, para falarmos mais sobre isso. O importante aqui é saber que existe tecnologia para auxiliar qualquer tamanho de escola.

Quando você centraliza os dados e os processos em uma única ferramenta, você consegue ter mais tempo (e talvez dinheiro) para se dedicar ao que realmente importa: oferecer cursos melhores e oferecer uma boa experiência para seus alunos.

Dalmir Ogliari
CEO - Chief Executive Officer

Leia também:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.