Como contratar uma plataforma de cursos online

Saiba o que levar em consideração na hora de escolher a plataforma perfeita para disponibilizar o seu curso online.

As plataformas de cursos online assumiram o protagonismo no quesito educação durante o período de pandemia. Com escolas e empresas se adequando ao ambiente online, essas plataformas se tornaram ferramentas indispensáveis e toda essa situação deu uma brecha para produtores de conteúdo. Desde iniciantes até profissionais das mais diversas áreas vêm sendo cada vez mais encorajados a criar seu próprio curso online. 

Neste post aqui já falamos sobre como criar o seu próprio curso, mas você já sabe como disponibilizá-lo ao público e como escolher o lugar certo para isso? Confira os principais tópicos que você precisa prestar atenção na hora de contratar uma plataforma de cursos online.

SEO

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como exatamente funciona essa prática, mas para simplificar SEO se trata basicamente de um conjunto de técnicas que, se aplicadas corretamente, conseguem uma melhor posição nas buscas do Google. Afinal de contas, quando pesquisamos por algo no Google, é comum que nos mantenhamos apenas entre os primeiros 5 resultados e raramente continuamos a busca pelas próximas abas. Por isso capriche nos títulos do curso e das aulas e nas descrições usando palavras-chave e, sempre que possível, hashtags. Algumas plataformas, como a Engaged, utilizam tecnologias de otimização de SEO nas Landing Pages, fazendo com que seus clientes tenham uma experiência e resultados cada vez melhores. Outras ainda também permitem que você personalize inclusive a URL. Esses pequenos detalhes vão deixar o seu produto mais atrativo.


Suporte

Quando for escolher uma plataforma para disponibilizar o seu curso online certifique-se de que ela tenha uma boa área de suporte com pessoas reais que possam te ajudar caso 

haja qualquer mínimo problema dentro do seu perfil, afinal de contas, acidentes podem acontecer e você precisará resolvê-los rapidamente.


Analytics

Analisar e mensurar dados é essencial, por mais simples que seja o seu conteúdo. Procure por plataformas que possuam ferramentas práticas e inteligíveis para que você possa, sozinho, entender como anda a aceitação do seu curso, quais pontos estão tendo bons resultados e quais precisam melhorar.


Pagamentos

Não é necessário citar pesquisas científicas para provar que a hora do pagamento é o momento mais crítico da venda de qualquer coisa. Pois, por mais prazerosa que seja a experiência de compra, se houver qualquer mínimo problema na fase de pagamento, o cliente pode desistir e não voltar nunca mais. Por isso, certifique-se de que esta área da plataforma escolhida seja segura e correta tanto para você quanto para os seus futuros alunos.


Segurança

Não só a efetivação da compra precisa ser segura. A plataforma de cursos online como um todo deve promover uma experiência plena no que diz respeito à segurança. Afinal, nem você e muitos menos seus alunos querem ter seus dados roubados e cartões clonados. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estipula regras severas quanto às responsabilidades das empresas em relação ao compartilhamento de dados pessoais. Então, procure por plataformas que te garantam essa funcionalidade, além disso peça indicação de pessoas próximas que já tenham experiência na divulgação de conteúdos online.


Suporte para mais dispositivos

Você há de concordar que uma das maiores graças de consumir um conteúdo online, principalmente sendo aulas de assuntos específicos, é poder fazer isso de literalmente qualquer lugar. Mesmo que atualmente o isolamento social seja prioridade, nem sempre é possível despender horas na frente de um desktop. Por isso, escolha uma plataforma que permita aos seus alunos assistirem às aulas por diversos tipos de dispositivos, computadores, celulares, tablets entre outros. Além disso, é importante que tenham uma boa qualidade de entrega do material que você estará disponibilizando caso a internet do aluno tenha uma velocidade mais baixa. Algumas plataformas, por exemplo, armazenam seus conteúdos em plataformas externas como o Vimeo e o YouTube, garantindo uma melhor entrega.


Edição fácil do conteúdo

Já mencionamos o quão importante é ter uma boa área de suporte para erros mais específicos dentro de uma plataforma de cursos online, mas inevitavelmente alguns erros simples podem acontecer, como descrições de aulas trocadas ou erros simples de digitação e até alguma atualização no conteúdo do seu curso. Por isso é essencial que a plataforma escolhida te permita alterar com facilidade qualquer item que precise.


Custos

Assim como para vários outros tipos de negócios, no que diz respeito às plataformas online, é provável que a principal pergunta de quem está procurando seja: quanto custa? E não existe nada de errado com isso, pelo contrário, para que você tenha êxito com o seu conteúdo, essa preocupação é mais do que necessária. Mas para avaliar e comparar valores, procure refletir sobre todas as funcionalidades já citadas anteriormente, como SEO, suporte e segurança. Após isso você conseguirá definir o quanto está disposto a investir em determinada plataforma a fim de ter o retorno que deseja.

Indicação

Todos os itens citados acima são extremamente importantes e de forma alguma devem ser desconsiderados. Mas saber o que outras pessoas pensam sobre determinada plataforma irá te dar mais confiança na hora de efetivar a contratação. Nada melhor do que pessoas que já tiveram experiências positivas ou negativas para te dar esse toque. Se você não conhece ninguém que possa te indicar basta ler os comentários dos usuários dentro da própria plataforma.


Quer saber mais sobre como montar o seu próprio curso online? Clique aqui e confira mais dicas da Engaged para você.


A Engaged é uma solução completa para cursos online. Somos uma plataforma para você gerenciar tudo o que for relacionado ao seu curso: inscrições, pagamentos, EAD, certificados automatizados e organizações do curso em geral. Clique aqui e conheça mais sobre todas as funcionalidades que a Engaged oferece!



Marcello Fedalto
CEO

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: