Como criar um curso livre online - 7 coisas que você precisa saber para o seu curso ser perfeito!

Como criar um curso livre online - 7 coisas que você precisa saber para o seu curso ser perfeito!

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

Se você chegou até aqui, é porque está pensando em organizar seu próprio curso online - ou já dava cursos presenciais e agora precisa migrar para o online.

Depois de quase um ano de pandemia, a aula online já não é novidade para quase ninguém. Mas isso não quer dizer que não existam melhores caminhos e práticas para fazer aulas melhores, desde o tempo até como montar o conteúdo.

A parte boa é que temos todas as dicas que você precisa para se sair bem nesta missão :) 

Tempo de aula

A aula presencial tem dinâmicas muito diferentes da aula online. A interação entre professor e participantes talvez seja a maior perda quando se migra para o mundo virtual. O ser humano tende a dispersar a atenção no máximo depois de 40/ 50 minutos. 

Com a tela, ainda mais distrações estão perto, longe apenas uma aba de distância. 

Nessa loucura toda, tenha calma. Faça intervalos e confie no seu conteúdo para prender a atenção - afinal de contas, seus participantes estão ali por interesse nele. 

Cuidado na duração também: nunca faça aulas com mais de 2 horas de duração. Defina seu planejamento para que cada conteúdo caiba nesse tempo, com um ou até dois intervalos no período, para que os participantes não se dispersem.

 Conteúdo

Sempre planeje e teste o conteúdo antes das aulas, evitando problemas durante a transmissão ao vivo. O pior momento para ser surpreendido por um slide que não funciona, por exemplo, é no meio da aula.

Além disso, deixe claro todo o conteúdo, desde o princípio. O que será aprendido, e o que será falado em cada aula, desde o começo. Se os temas estiverem já na venda do seu curso, a ementa, melhor ainda. Muitas vezes os participantes até pesquisam com antecedência, deixando a aula mais interessante para todo mundo. 

Planejar claramente ajuda você a se guiar e os seus participantes a se prepararem, inclusive em relação ao tempo dedicado à aula. 

Tem uma coisa que não mudou: o segredo do sucesso está no interesse e na interação de toda a turma pelo seu conteúdo, independente da aula ser online ou presencial. 

Câmera aberta ou fechada?

Como professor, manter a câmera aberta é quase que uma obrigação. Mas seus participantes muitas vezes não pensam o mesmo. Você pode pedir para eles deixarem a  câmera ligada, mas entenda que muitas vezes o vídeo consome muita conexão, deixando a fala lenta - então desligar a câmera ajuda nessas horas. O ideal é não se importar. São novos hábitos, o novo normal.  

Para ajudar na sensação de vazio, faça perguntas, fomente interações, mesmo que com a câmera desligada, só por áudio. 

Microfone

Se o software que você usa deixar, é interessante desabilitar o microfone dos participantes durante alguns períodos de explicação - ou pedir para eles deixarem desligados e só ligarem em caso de dúvida, para falar.  

A aula com os microfones de todos os participantes ligados pode dificultar a explicação do professor... imagina só, 20 barulhos diferentes competindo durante a aula?  

O papo de corredor agora é virtual

Nas aulas presenciais, uma das coisas mais legais é o papo de corredor, pós aula. Gera networking entre os participantes e auxilia no tira dúvidas entre participantes e professor. Com as aulas apenas virtuais, você precisa incentivar esse ambiente.  

Existem várias maneiras e canais. Durante a aula, você pode criar dinâmicas, onde a turma se apresenta e troca contatos. Pode também reservar um momento para troca de ideias (como os intervalos, que falamos acima). deixando a turma livre para conversar e se conhecer.

E, claro, as redes sociais. Vale grupo de Facebook, troca de Instagrans, grupo no Whatsapp e/ou Telegram… pense em uma rede que seja boa para agrupar todos e monte um grupinho.

Não podemos esquecer do e-mail, obviamente. Ele pode ser um ótimo canal, especialmente pós aula. E, às vezes, basta todos se adicionarem em redes como Linkedin para que o networking esteja feito. Incentive sempre que eles troquem ideias e contatos em outras redes. 

E vale ter cuidado para não encher todos de grupos e contatos. A dica aqui é perguntar sempre se a turma concorda, para não forçar ninguém a ter mais grupos do que gostaria - mantendo a conexão sincera e eficiente da turma.  

Tira dúvidas

Nas aulas online, tirar dúvidas ficou um pouco mais delicado para os participantes. E dúvidas que surgem e ficam para trás são o seu conteúdo sendo mal entendido, não podemos deixar acontecer! 

Então, separe um momento específico para tirar dúvidas. Pode ser no fim da aula, ou no começo da próxima - para dar mais tempo de os participantes estudarem.  

A maioria das plataformas também permite que o aluno tenha contato direto com o professor por meio do chat. Então, é outra alternativa: envio de perguntas via chat e você seleciona e responde de acordo com o andamento das aulas.  

Emita certificado

Defina critérios, geralmente de participação, e emita certificado para o seu curso. Os participantes gostam, pois é uma prova de que possuem o conhecimento - além de valor como carga horária em caso de estudantes. Emitir certificado valoriza o seu esforço em produzir o curso online - e ainda serve de marketing, como no caso de compartilhamentos em redes sociais. 

Você pode gerar o seu certificado com nossos templates gratuitos. 

A Engaged é uma solução completa para cursos online livres. Somos uma plataforma para você gerenciar tudo o que for relacionado ao seu curso: inscrições, pagamentos, certificados automatizados e organizações do curso em geral. Clique aqui e conheça mais sobre nós!