Como organizar cursos presenciais?

Você está querendo lançar um curso presencial, mas não sabe por onde começar? Preparamos um checklist bem completo para você evitar erros básicos e já começar com o pé direito ao organizar cursos presenciais de curta duração.


Mas antes disso, por que organizar um curso presencial?

Dar cursos, palestras ou workshops presenciais é uma ótima maneira de transmitir conhecimento e experiências para os participantes, de uma maneira ágil e eficiente.

Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Organizar cursos presenciais requer planejamento, conhecimento de mercado e visão estratégica.

Um curso presencial pode ser de curta ou de longa duração e, dependendo da extensão e da profundidade do conteúdo, o seu planejamento pode mudar. Aqui vamos abordar estratégias que ajudam a organizar cursos presenciais de curta duração, mas grande parte dessas dicas valem também para workshops, palestras, cursos livres, entre outros.


Antes do curso

A preparação de um curso é uma das partes mais importantes, pois está diretamente atrelada à estratégia e, consequentemente, ao sucesso do curso.

O primeiro grande ponto é definir um tema. Para definir um tema, é importante aliar dois cenários: a expertise de quem vai ensinar e o interesse de quem vai aprender. O tema precisa ser algo que o instrutor domine e tenha conhecimento a ponto de compartilhar com outras pessoas. Ao mesmo tempo, é preciso que exista público interessado no tema que será abordado no curso.

Sabendo quem é o público do curso, outras decisões devem ser tomadas considerando o perfil desse público: o valor, o horário, o local do curso e os canais de divulgação. Todas essas decisões devem estar alinhadas ao público e ao que ele necessita.

Outro ponto importante antes do curso, são as estratégias de divulgação. Não dá para esperar que as pessoas "te encontrem". É preciso chegar até elas por diferentes canais. Uma das estratégias que traz muito resultado e com custos relativamente baixos, é o marketing digital (criar anúncios online, especialmente em redes sociais).


Durante e após o curso

Durante o curso os esforços devem ser todos direcionados para que a experiência dos participantes seja positiva. Vale certificar-se de que a infraestrutura seja adequada, que existam materiais disponíveis para anotações ou atividades em grupo, e até mesmo providenciar um coffee break.

Vale lembrar também que é importante ter a lista de presença dos participantes e fazer uma pesquisa de satisfação ao final do curso. Assim, você consegue mensurar o que pode ser melhorado no seu próximo curso!

Afinal, como organizar cursos presenciais?

Preparamos um checklist com as principais tarefas para você realizar seu curso com segurança e sucesso. Basta clicar na imagem abaixo e baixe o seu checklist grátis.

Ao baixar o seu checklist de como organizar cursos presenciais você irá:

  • Entender o que é essencial na fase de planejamento
  • Encontrar estratégias para divulgação do seu curso
  • Ter uma lista de mais de 30 itens para não deixar nada para trás.


Checklist para curso presencial

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: