Esteira de Produtos - Parte 1: Por onde começar?

Esteira de Produtos - Parte 1: Por onde começar?

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

Nessa série de blogposts sobre Esteira de Produtos iremos trazer conceitos que irão te ajudar a transformar a sua expertise em rentabilidade com a EngagED!

Pense na sua jornada como uma escada

Tenha em mente que a jornada para o sucesso é desafiadora e irá exigir seguir um passo a passo validado pelo time e clientes EngagED, como se você estivesse subindo uma escada, degrau por degrau! 🚀

O objetivo é maximizar o valor oferecido ao seu cliente e, ao mesmo tempo, aumentar o potencial de receita da empresa. E por isso, é muito importante que você entenda, anote e visualize cada um dos tópicos que serão apresentados nesse e nos próximos blogposts. 

Nessa primeira parte, iremos aprender sobre o nível de consciência do consumidor, para que você tenha claro como seu cliente chega até você. Na segunda parte, iremos aprender a identificar as características que irão fazer a diferença no seu marketing. Já na terceira e última, iremos demonstrar como a sua metodologia é sua essência e como ela é importante na tomada de decisão do seu cliente.

1.0 Nível de Consciência

O nível de consciência é uma metodologia que busca compreender como a mente do cliente se comporta durante o processo de compra. É muito importante seu entendimento, pois a empresa consegue produzir a partir dessa análise, tanto para o marketing como na criação dos produtos, conteúdos ainda mais adequados para cada fase do consumidor, sendo capaz de conduzi-lo à compra de forma eficaz, conforme imagem abaixo.

Inconsciente ou consciente do problema: Momento em que o consumidor não possui entendimento claro de que há uma dor a ser resolvida, ou ainda que, ele pode até ter conhecimento, mas não sabe como resolvê-la. O famoso "Não sei por onde começar", por exemplo: uma pessoa que ganha bem, mas tem gastado muito e no fim do mês não consegue ter economias.

Consciente da solução: Cenário em que o consumidor entendeu seu problema, e após pesquisar, encontra um leque de possibilidades com as possíveis soluções para sua necessidade. Pensando na EngagED, provavelmente seu potencial aluno terá chegado até sua página de vendas e acessado sua grade de cursos. Por exemplo: uma pessoa que ganha bem, mas tem gastado muito e no fim do mês, pesquisa no Google "Como economizar?" e encontra 3 opções diferentes, um vídeo no Youtube, livro físico e curso online.

Consciente do produto: Seleção da solução em forma de serviço ou produto que melhor se qualifica entre seus critérios para decisão final. Por exemplo: a pessoa que não consegue ter economias, analisa as opções de vídeo no Youtube, livro físico e curso online. Ao entrar em cada um verifica o valor do investimento a ser feito e os benefícios. Por fim, decide pelo curso online que é mais completo tecnicamente e possui ferramentas para a prática.

Agora que entendemos em quais estágios de consciência o consumidor percorre e identificamos as oportunidades de mercado em que podemos atuar, é importante considerar as opções de produtos que podem ser desenvolvidos para cada uma dessas fases. É nesse momento que entra em cena a sua esteira de produtos!

2.0 Esteira de Produtos

Uma esteira de produtos, é uma estratégia de negócios onde uma empresa oferece uma variedade de produtos ou serviços que estão interligados ou são complementares entre si. 

Esses produtos são organizados de maneira que atendam às diferentes necessidades, preferências ou níveis de investimento dos clientes, ou seja, são as soluções das dores do seu público-alvo. Vamos explorar mais detalhadamente e dar alguns exemplos:

2.1 Esteira de Produtos Digitais

Neste caso, a esteira consiste em produtos como softwares, cursos online, e-books, webinars, etc.

Adobe: Oferece uma ampla gama de softwares de design gráfico e multimídia, como Photoshop, Illustrator, Premiere Pro, etc. Cada um atende a diferentes necessidades de design e criação.

2.2 Esteira de Produtos Físicos

Aqui, a esteira inclui produtos físicos que podem variar em termos de tamanho, preço, ou funcionalidade.

Apple: Oferece uma gama de produtos de tecnologia, incluindo iPhones, iPads, MacBooks, Apple Watches, e acessórios. Cada produto atende a diferentes necessidades tecnológicas e preferências dos usuários.

Nike: Fornece uma ampla variedade de produtos esportivos, desde calçados e vestuários a equipamentos esportivos para diferentes esportes e níveis de atividade.

2.3 Esteira de Produtos Digitais e Físicos

Algumas empresas combinam produtos digitais e físicos em suas esteiras.

Amazon: Oferece uma vasta gama de produtos físicos através de sua plataforma de e-commerce, além de produtos digitais como ebooks no Kindle, streaming de música, filmes/séries através do Amazon Prime, e dispositivos como o Echo.

Estamos chegando no ponto alto deste blogpost! Percebo que você já está se tornando um especialista, mas antes de criar sua própria estratégia de produtos, vou apresentar a você a metodologia EngagED!

3.0 Esteira de Produtos EngagED: Nosso Jeito de fazer você vender mais

Ao estudar o cenário educacional brasileiro e compreender as maiores dificuldades e acertos dos nossos clientes, desenvolvemos uma esteira de produtos focada em infoprodutores, que irá minimizar seus erros, aumentar a entrega de valor ao seu aluno e fazer seu fluxo de caixa girar!

Entrada: É um produto introdutório ao assunto do especialista, mas que já resolve uma primeira dor que seu cliente está vivenciando, geralmente é acompanhado de uma ferramenta que auxilia na prática do tema desenvolvido no curso, e a modalidade é gravado (curso perpétuo) uma vez que essa dor é comum no mercado e tem muitas pessoas precisando de uma solução. Por exemplo, mini curso gravado "Como organizar a sua vida financeira" + planilha de controle financeiro.

Carro Chefe: Diferente do produto de Entrada, o Carro Chefe possui não somente o conteúdo técnico aliado a ferramentas complementares, mas também a parte prática que pode ser oferecida como bônus, este muita das vezes é o produto que você é conhecido por oferecer. Por exemplo: curso gravado "Aprenda a investir e diversificar a sua carteira" + planilha + aula tira-dúvidas ao vivo.

Vale ressaltar que esse produto já resolve uma dor diferente da dor resolvida no produto anterior (Entrada), uma vez que a pessoa que realizou o produto de entrada evoluiu no conhecimento e agora está se deparando com nossos desafios/dores.

Conteúdo +Avançado: Apresenta um conteúdo ainda mais técnico e profundo, e por isso, geralmente possui módulos mais extensos aliados à prática e ferramentas. Esses cursos em sua grande maioria são compostos por turmas pequenas e contém um valor de inscrição mais elevado, e até por este motivo precisam ter a maior parte do conteúdo na modalidade ao-vivo ou presencial.

Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, esse produto aborda uma dor ou desafio que só aqueles que já fizeram o curso "Carro chefe" ou aqueles que já avançaram em sua jornada de alguma outra forma irão compreender ou enfrentar no dia a dia, pois exige um nível mais avançado de experiência e momento.

Por exemplo: curso ao vivo "Investimento em alto nível, como analisar as melhores carteiras e atingir 35% de rentabilidade no ano" + planilha de controle avançado + material físico + sorteio de análise de carteira com especialista.

High-Ticket: São Mentorias individuais ou Consultorias em grupos bem pequenos, que proporcionam maior contato com o especialista e personalização do conteúdo de acordo com o cenário do aluno, aqui você definitivamente pega o aluno pela mão e mostra o "caminho das pedras" nas particularidades dele.

Esse produto deve ter um preço entre 7 a 10 vezes o valor do curso "Carro Chefe". Geralmente, é difícil vender esse curso sem que o cliente tenha passado pelos cursos anteriores da esteira de produtos ou se ele estiver em um estágio de maturidade muito baixo. Isso ocorre porque o cliente precisa ter um nível de consciência mais avançado para entender o valor que ele obterá com esse curso, que aborda uma dor mais avançada e tem um valor consequentemente maior.

Por exemplo: mentoria individual presencial "Diagnóstico Financeiro e Análise" + planilha + dicas práticas + material físico + acesso ao Carro Chefe e Conteúdo +Avançado.

❗Importante: Vale ressaltar, que cada produto é fruto do cruzamento do nível de consciência do consumidor, visto anteriormente no tópico 1.0, e o nível da dor/desafios que seu potencial cliente estará passando no momento da jornada de desenvolvimento dele.

A ilustração abaixo mostra de forma clara como funciona a estratégia da esteira de produtos. Nela, temos os Dn que representam os desafios e dores que cada produto resolve e também cria ao mesmo tempo. Ao fundo, temos um funil que representa a quantidade de pessoas ao longo dos cursos, diminuindo ao longo do aumento da complexidade e valor dos cursos.

Ao entender esse ponto de partida, será possível identificar qual será o fio condutor, ou seja, a dor maior, que será determinante para toda a sua esteira. Imagine ela como uma árvore, sendo cada galho uma esteira que resolve uma dor em comum para seu público, e cada folha como um produto que trabalha níveis dessa dor, por exemplo:

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa! Responda algumas dessas perguntas e o direcionamento para a prática ficará ainda mais claro.

  • Selecione seus produtos e identifique na estrutura, quantos tipos de esteiras você pode ter?
  • Já possui produtos complementares?
  • Qual a transformação de vida que você entrega para seu aluno em toda a esteira e em cada um dos produtos?
  • Qual é a dor inicial a ser trabalhada? Essa dor foi validada por você em conversas reais com outras pessoas?
  • Quais bônus você pode agregar na experiência do seu aluno? Lembre que você precisa entregar muito valor para ser lembrado e impactar alguém.

Conseguiu responder às perguntas? Identificou os pontos que estão faltando para que você tenha uma esteira de produtos matadora? Se a resposta foi sim, maravilha!

Se precisar de ajuda para construir o seu produto, pode contar conosco! Aqui na EngagED, contamos com um time de suporte super dedicado e pronto para atender às suas necessidades. 

Entre em contato com a EngagED e agende uma call através do nosso chat online. Você vai ver como é fácil e rápido construir a página do seu curso. Você poderá, ainda, customizar tudo com a sua marca/logo, deixando tudo com a cara do seu negócio. Venha nos conhecer!

Agora é a hora de continuar a sua jornada estratégica, indo para o próximo degrau. No próximo blogpost, iremos demonstrar como atrair o público correto para a sua esteira. Até lá!