A maioria das pessoas que visita a sua página de vendas, não irá comprar logo de cara. Essa é a regra para a maioria dos produtos online à venda, já que o usuário prefere se assegurar da qualidade daquilo que você está vendendo.
Antes de fechar negócio, ele vai averiguar a sua credibilidade, a qualidade do seu curso, consultar amigos, cônjuges, etc. E aquele curso no qual ele estava interessado fica esquecido no carrinho de compras.
O que fazer para gerar o desejo de compra neste cliente, sem ser apelativo, aumentando muito as chances de uma venda efetiva? É isso que vamos abordar nesse blog post!
Na primeira semana após o cliente ter visitado a sua página de vendas, a memória do seu produto ainda vai estar fresca na memória dele. Por isso, nada de apelar para estratégias de marketing agressivas, ou ser demasiadamente insistente. Nesta fase, tudo o que você irá fazer é reforçar na memória do seu cliente o fato de que ele visitou a sua página de vendas.
Neste caso, uma simples mensagem ressaltando que as inscrições para o curso que ele se interessou ainda estão abertas, por exemplo, já é capaz de gerar o efeito desejado.
Passados sete dias iniciais, você já poderá mudar um pouco a sua abordagem. A partir deste ponto, uma estratégia muito bacana e efetiva que você pode utilizar para não aborrecer este cliente em potencial com “spam”, é entregar para ele conteúdo de qualidade.
Desta forma, ele irá perceber que, mesmo antes de ele ter comprado o seu curso, ele já está recebendo um conteúdo útil para ele. Isso irá despertar nele um desejo de compra, já que haverá uma curiosidade em relação à o que mais ele poderá receber se efetivamente comprar o seu produto. Ele irá passar a te enxergar como alguém capaz de resolver os problemas e dores dele, e isso é muito positivo.
Na realidade, esta interação é muito parecida com aquela que você já realiza nos seus e-mails de marketing. O que vai mudar aqui é a forma com a qual você irá realizar esta aproximação com esse usuário. Daí este tipo de “feedback” ser conhecido como “remarketing”.
Uma ideia muito interessante é destacar trechos de conteúdos mais longos que você já tenha produzido, e disponibilizar para este usuário via e-mail. Será algo curto, mas que ainda tenha utilidade. Isso é importante, porque você ainda não tem a confiança total daquele usuário. Por isso, apresentar conteúdos mais densos neste momento causaria o efeito contrário, e acabaria afugentando o cliente antes mesmo que ele tivesse o desejo de finalizar a compra do seu curso. Por isso, vá com calma nesta etapa.
Outra boa ideia para o conteúdo destes e-mails, é responder a questionamentos. Uma das perguntas mais feitas em relação a cursos online, é o tempo que eles demoram para produzir resultados. Com toda certeza, algum cliente seu já o questionou sobre o assunto. Uma campanha de marketing esclarecendo o tempo necessário para que o seu cliente veja alguma mudança, portanto, pode ser uma estratégia bacana.
Como você pôde perceber, a composição das suas mensagens estará muito ligada a sua Big Idea, que irá permear toda a estrutura de copy destas campanhas. Se você não tiver um conteúdo de qualidade, não haverá resultado. Por este motivo, foque em produzir um conteúdo de valor antes de qualquer investimento em marketing.
Lembre-se, também, que a regra é a simplicidade. Quanto mais sucinta for a sua campanha, melhor. Nesta fase do marketing digital, é preciso ter muito cuidado para não chatear o seu cliente, pois ele ainda estará decidindo se compra o seu produto ou não.
Agora é com você! Planeje bem o seu conteúdo, escreva blogposts, faça entrevistas, e-books, palestras, aulas, lives, etc. É a partir da criação deste tipo de conteúdo que você conseguirá entregar algo de valor para os seus clientes. Mãos à obra!