Como construir uma identidade de produto e fortalecer as suas vendas!

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Building the right tech stack is key

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What tech stack do we use at Techly X?

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Identidade é um dos pontos centrais na construção do seu produto. Por isso, se você quer ter sucesso em suas vendas, um trabalho focado em criação de identidade é essencial. Neste post, te ensinamos algumas das principais estratégias para desenvolver com sucesso a personalidade do seu curso. Vamos lá?

Foco no comunicador

Antes de buscar conhecer a persona do seu cliente, foque em achar a identidade daquilo que você está vendendo. Isso vai facilitar muito o processo de atrair leads qualificados, pois os seus potenciais clientes irão se identificar com os seus valores e modelo de negócio, e automaticamente irão buscar aquilo que você está vendendo. A atração de um aluno que se adeque àquilo que você está propondo é muito mais fácil do que se você for tentar se adaptar ao mercado. Tenha isso sempre em mente. Essa é a importância da definição da personalidade da sua empresa.

O primeiro passo para você fixar a sua personalidade, é a repetição. Desta forma, o cliente vai assimilar o seu modo de funcionamento/trabalho, fazendo com que você fique conhecido por aquela forma de agir. Por isso, é necessário que, antes de partir para a ação, você defina com clareza e exatidão quais são os valores pelos quais você espera ficar conhecido com a sua empresa ou curso. 

Após isso, escolha os principais 3 ou 4 para serem os pilares daquilo que será conhecido como a sua identidade. Assim, sempre que você tiver uma oportunidade, reforce esses valores para o seu público, mesmo que de forma repetitiva, no início. Isso vai fazer com que estes valores fiquem gravados na memória daquelas pessoas, e você passe a ser conhecido por eles.

Quando você pegar o jeito, até a sua forma de se comunicar vai passar a refletir, automaticamente, estes valores que você definiu como sendo os seus principais.

Outra parte importante da sua estratégia, é o posicionamento de mercado. Você pode escolher se posicionar de uma forma mais generalista ou mais específica. Se você é uma pessoa que possui uma vasta gama de conhecimentos sobre diversos temas, pode ser que você tenha vontade de abordar todos esses assuntos, em diversos cursos ou módulos. Neste caso, você será classificado como um generalista, e sua audiência será mais extensa.

Por outro lado, você pode escolher se especializar em um certo tema ou assunto. Neste caso, a sua audiência será um tanto mais restrita mas, por outro lado, você aos poucos passará a ser considerado especialista na sua área, o que aumentará a sua credibilidade.

Não há caminho certo ou errado. Aqui, tudo vai depender dos seus objetivos com o seu produto final, suas metas e sonhos. Há a possibilidade de obter sucesso com ambas estratégias mas, o importante é que você descubra o mais breve possível qual modelo você irá adotar, para que possa definir de forma mais eficiente qual será a sua abordagem. Portanto, siga o seu cronograma, e não compare os seus resultados com o de outras pessoas ou concorrentes, já que cada método possui um tempo diferente de maturação, e visa objetivos diferentes.

Outro ponto muito importante para reforçar a sua identidade de comunicador, é definir um estilo de design claro e distinto. Isso é crucial para destacar o seu produto da concorrência perante os seus clientes, já que muito do nosso comportamento é definido por estímulos visuais. Por isso, busque uma característica única da personalidade do seu produto, e procure deixá-la em evidência.

Isso é importante, principalmente, na hora em que você estiver criando a sua identidade digital. No início, mesmo que você já tenha uma marca, é interessante focar em fortalecer o seu nome como pessoa física, para que, por meio disso, a sua marca também passe a ficar conhecida. Isso facilita o processo  de popularização do seu produto, já que a probabilidade de os seus clientes simpatizarem com uma pessoa física é muito maior.

Encontrando o seu consumidor

Inicialmente, é preciso identificar quem é o seu consumidor. É legal definir para qual faixa da população o seu curso será destinado, de uma forma macro: se é apenas para homens, mulheres, pessoas acima dos 18 anos, para jovens, idosos, em quais cidades se concentra a maior parte do seu público, se estão em capitais, quais estados, qual sua capacidade econômica, etc.

Outra parte muito importante para que você atinja uma parcela mais significativa do seu público, é distinguir quais são as urgências ocultas daquelas pessoas. As pessoas que estão buscando um curso online possuem várias dores que não são imediatamente verificáveis. Quanto maior for a quantidade de urgências ocultas que você conseguir distinguir nas necessidades dos seus clientes, mais chances você terá de estas pessoas se interessarem no seu curso. 

Focando no seu produto

Tenha em mente, de forma bem clara e objetiva, qual é o objetivo principal do seu produto, ou seja, qual é o problema que ele busca resolver, e onde o seu cliente quer estar após consumi-lo. Depois, os meios para atingir essas metas devem estar claros dentro do seu curso. Assim, você passará a ser conhecido pelo tipo de estratégia que você adota para resolver este problema, e as pessoas irão te procurar de forma espontânea, porque aprovam o seu jeito de resolver aquelas questões. Por isso a questão da identidade é tão importante.

Outra parte muito importante da sua identidade, é deixar as pessoas cientes da história do seu produto, ou seja, como ele foi desenvolvido, quais foram as etapas de produção, ideias, inspirações, etc. Isso não só irá trazer credibilidade para o seu produto, como vai ajudar os seus clientes a ganharem confiança naquilo que você está falando e ensinando, pois irá desmistificar a ideia de que você tirou essas ideias “do nada”.

Tenha sempre em mente quais são as associações de ideias que você fará para facilitar o ensino do seu conteúdo. Isso não só irá fazer parte do seu método de aulas, como servirá para convencer as pessoas de que aquilo que você está vendendo tem, de fato, qualidade. 

Sempre que você for participar de algum evento, entrevista, palestra, podcast, etc, já separe de antemão os termos específicos da sua área e do seu produto, pois isso irá diferenciar aquilo que você está vendendo do que a concorrência oferece.

Outro ponto muito importante, é a qualidade dos argumentos que você usará para convencer as pessoas a consumirem o seu produto. Tenha em mente que, com toda certeza, neste exato momento, existem pessoas que estão interessadas naquilo que você está propondo, mesmo que vocês ainda não tenham se encontrado. Use este pensamento com base para montar uma linha argumentativa lógica, que possa convencer as pessoas de que há um interesse real no que você vende.

Para diferenciar ainda mais o seu conteúdo do resto da concorrência, é bacana utilizar termos próprios para se referir aos seus métodos e estratégias. Dentro do seu curso, existirão caminhos, metas e raciocínios próprios para alcançar o objetivo proposto inicialmente. Pare um tempo para refletir sobre eles, e determinar termos e expressões que possam sintetizar de forma precisa aquilo que está sendo transmitido. 

Isso servirá não só para fins didáticos, já que irá facilitar a compreensão e memorização do conteúdo, como contribuirá para colocar você em uma posição de autoridade em relação aos conteúdos abordados, fazendo com que você se torne, cada vez mais, alguém com credibilidade naquela área.

O nome do seu produto é a parte mais importante quando se fala em criar uma identidade. Medite bastante sobre os objetivos propostos pelo seu curso, como ele surgiu (daí a importância de definir as suas origens), para quem ele se destina, se ele busca atingir um público mais geral ou específico, etc. Busque um nome que não seja muito técnico, para que não feche as portas do seu curso aos que não compreendem aquele assunto. Use e abuse da criatividade.

Por fim, a estruturação do seu conteúdo é essencial para transformar todo o seu montante de conhecimento em um produto que pode ser comercializado. Quem tem o dever de organizar todo este conteúdo é você, e não o seu cliente. Por isso, não economize tempo na criação do seu método. Organize tudo de forma a criar módulos específicos, subdividindo as informações, mas sem deixar o conteúdo como um todo desconexo. Isso vai  facilitar a vida do seu público na hora de consumir este conteúdo.

Agora você já é capaz de criar um produto de sucesso, pois já tem a sua identidade formada, conhece o seu cliente, e tem o seu produto e método muito bem definidos. Mãos à obra, e boas vendas!