10 melhores plataformas para dar aula online e como funcionam

Como você deve imaginar, a educação a distância ganhou uma enorme popularidade após a pandemia. Mais plataformas de comunicação foram surgindo devido a esta demanda, e isso pode causar certa confusão aos mais desavisados, que podem acabar se perdendo neste mar de aplicações. Por este motivo, fizemos este guia para você conhecer quais são as plataformas EAD mais populares, suas características, vantagens e desvantagens, para que você possa fazer a melhor escolha de acordo com as suas necessidades. Vamos lá?

O que é plataforma EAD?

Plataformas EAD são os sites que possibilitam a interação a distância entre alunos e professores, e são as principais ferramentas que tornam possível este novo fenômeno do ensino a distância. Elas facilitam, portanto, o processo de comunicação necessário para que a transmissão de conhecimentos possa acontecer.

Estas plataformas conseguem suportar vários tipos de materiais, não se resumindo a aulas online. Ebooks, vídeos, apresentações e exercícios são alguns dos exemplos dos conteúdos que vão estar presentes nestes sites.

Quais são os benefícios da plataforma EAD?

Que as plataformas EAD possuem diversas vantagens em relação a métodos mais tradicionais de ensino, você já sabe. Agora, você vai conhecer quais são, de fato, os principais benefícios destas plataformas, e assim conseguir escolher a sua ferramenta predileta.

Processos simplificados

Entre os principais benefícios da plataforma EAD está a praticidade. Isso porque, diferentemente de um modelo de ensino voltado para o modo tradicional, as plataformas EAD possibilitam uma gama de materiais e possibilidades muito maiores, fazendo com que o aluno e professor possam optar por aulas síncronas ou assíncronas, responder a questionários, baixar materiais, etc.

Então, como estas plataformas conseguem concentrar todas as ferramentas de ensino em um só lugar, torna-se muito mais simples para aluno e professor compartilharem conhecimentos. Funcionalidades de pagamento também podem ser acopladas na plataforma, fazendo com que se torne ainda mais prática a sua utilização.

Aqui na EngagED, por exemplo, você consegue escolher de que forma quer receber os pagamentos de seus alunos. Boleto, cartão de crédito e débito, à vista ou parcelado, PIX,  não importa. Suportamos todas as formas de pagamento!

Ambiente personalizável

Outra vantagem das plataformas de ensino online é a sua grande capacidade de personalização. Através destas ferramentas, é possível alterar a cara principal do site, e deixar ele com a sua cara, ou mais adaptado às necessidades dos seus alunos. Desta forma, a sua plataforma poderá ser facilmente reconhecida pela sua audiência, e qualquer problema pode ser reportado pelos usuários e rapidamente resolvido.

Aqui na EngagED, nós construímos uma plataforma “white label”, ou seja, de fácil personalização para o nosso cliente. Desta forma, você poderá mudar todas as marcas, logos e adereços nas páginas, para que ele tenha a cara da sua empresa e faça sucesso com a sua audiência. O processo é feito de forma rápida e fácil, e qualquer dúvida é sanada rapidamente pelo nosso time de customer success. Não deixe de fazer contato conosco pelo nosso site!

Maior interação

Você poderia imaginar que, pelo fato de estas plataformas serem construídas especialmente para o ensino a distância, a experiência seria um tanto mais impessoal do que o contato presencial, ou até mesmo um tanto “fria”, não é mesmo? Pois pode parar por aí. Isso porque as plataformas EAD mais modernas já permitem uma grande quantidade de ferramentas de interação entre alunos e professores, facilitando o processo de engajamento desses estudantes com o curso em questão.

Nestes sites, é possível agendar avaliações de alunos, realizar quizzes e questionários, planejar atividades recreativas, criar um fórum para comunicação entre os membros do seu curso, criar um blog, etc. Reuniões de descontração e recreação também podem ser realizadas. Tudo isso torna o ensino a distância extremamente pessoal e prazeroso, contrariando a ideia inicial de que se trataria de um modelo de ensino mais “distante”.

Como funcionam as plataformas EAD?

As plataformas EAD funcionam de uma forma super fácil e intuitiva, isso porque foram projetadas para o ensino a distância. 

Em primeiro lugar, você deve realizar uma busca pelas principais plataformas do mercado, conhecer suas funcionalidades, e definir qual é aquela que possui as funcionalidades que fazem diferença para o seu curso.

Após isso, será necessário realizar um rápido cadastro no banco de dados da plataforma, e criar uma conta para o seu curso on-line. Depois, defina qual o plano/mensalidade mais se encaixa com você, e realize o upload das suas aulas.

Aqui na EngagED, contamos com um time de suporte super dedicado e pronto para atender às suas necessidades. Entre em contato com a EngagED e agende uma call através do nosso chat online. Você vai ver como é fácil e rápido construir a página do seu curso. Você poderá, ainda, customizar tudo com a sua marca/logo, deixando tudo com a cara do seu negócio. Venha nos conhecer!

Por que se tornar um professor online?

Com a pandemia, todos fomos completamente surpreendidos por um vírus que nos obrigou a ficar em casa. Com isso, tivemos de encontrar outras opções para realizar todas as tarefas que, antes, eram feitas de forma presencial.

A área da educação, portanto, precisou se reinventar, e com isso sofreu uma enorme mudança com a popularização dos cursos online e suas ferramentas.

Aulas presenciais passaram a ser realizadas de forma remota, fazendo com que alguns alunos passassem a necessitar, inclusive, de aulas de reforço on-line. Professores que possuem experiência nessa modalidade, portanto, são super demandados no mercado de trabalho, já que sobram oportunidades.

Tudo isso não quer dizer, entretanto, que este movimento foi iniciado pela pandemia. Muito já se discutia sobre os benefícios do ensino a distância. O que houve, portanto, foi a aceleração de um movimento que já estava em curso, e que levou à popularização precoce dos modelos de ensino a distância.

Como consequência, todos tivemos que nos acostumar às novas ferramentas e plataformas on-line, fazendo com que a esta altura, já estejamos mais do que acostumados com esse modelo de aprendizagem. Já está mais do que claro, portanto, que não se trata de uma “moda” passageira, ou de uma solução temporária para um problema. O EAD veio para ficar, e quanto mais você tiver afinidade com ele, mais oportunidades você terá.

Dar aulas de forma remota traz muito mais benefícios do que desvantagens, a  começar pela otimização do tempo. Preocupações com a distância da sua residência até o local de trabalho, trânsito, condições climáticas, já não são mais importantes. Você pode, no conforto da sua casa, realizar uma transmissão para centenas de alunos, sem perder nada em qualidade de ensino e abrangência do seu conteúdo.

Deu pra perceber, portanto, que adaptar o seu tipo de ensino para que ele se encaixe com o ensino a distância é essencial atualmente, fazendo com que você tenha mais oportunidades de trabalho, e possa diversificar o seu conteúdo e a sua audiência.

O que é preciso para dar aulas online?

Para que você possa começar a sua jornada na modalidade de EAD, entretanto, é necessário que haja alguma preparação, principalmente em relação aos materiais que você vai precisar.

Primeiramente, você vai precisar colocar a sua metodologia de ensino no papel. Isso é necessário para que você possa avaliar todos os pontos em específico e, após isso, realizar as mudanças necessárias para adaptar esse conteúdo para que funcione em um modelo de ensino a distância.

Também é necessário realizar uma análise em relação ao seu modo de se comunicar com os seus alunos. Isso porque, dependendo do seu modo de dar aulas, será necessário realizar alguns ajustes, para que tudo funcione da melhor maneira possível quando pensamos que a aula será ministrada à distância.

Após isso, você vai precisar adquirir alguns equipamentos, que irão garantir a qualidade do seu formato de ensino. Uma boa câmera é essencial para que a sua imagem fique nítida aos seus alunos, assim como um bom microfone é essencial para que o conteúdo que você passar seja inteligível, e assim por diante.

Computador

Nem é preciso dizer que este é um equipamento primordial para a realização de aulas no modelo EAD, não é mesmo? Apesar de ser possível a realização de aulas pelo smartphone, isto não é muito recomendado já que, por muitas vezes, você vai lidar com recursos limitados em relação àqueles que são oferecidos pelas plataformas no computador.

Invista, portanto, em um computador de qualidade, já que ele será a sua principal ferramenta de trabalho. Priorize os modelos que já possuam, de fábrica, memória do tipo SSD, já que possuem uma velocidade muito maior em relação ao convencional HD, e salvará você de eventuais travamentos no meio da sua aula. Não se esqueça de prestar atenção, também, na quantidade de memória RAM do equipamento, sendo 8 GB o mínimo recomendado.

Câmera e Microfone

Esse é um par essencial de equipamentos para garantir a qualidade das suas aulas online. 

Uma boa câmera ou webcam  é essencial para a imersão dos seus alunos no conteúdo que você está disponibilizando. Já é possível encontrar esses equipamentos por um preço relativamente acessível em relação àqueles praticados no início da pandemia, quando a demanda por estes dispositivos estava muito alta.

Já um microfone de qualidade é ainda mais importante. Isto porque, se o seu áudio não estiver com uma qualidade boa, a essência do conteúdo que você está passando se perderá, pois não poderá ser entendido pelos seus alunos. Por isso, não pense que o microfone que já vem embutido no seu notebook é o suficiente, pois esses equipamentos geralmente não possuem um de qualidade. Pesquise em sites especializados, e corra atrás de um modelo que consiga entregar uma qualidade de áudio satisfatória para o que você está buscando.

Conexão com internet

Além dos equipamentos anteriores, uma conexão estável e de qualidade com a Internet é fundamental. Dessa forma, você não experimentará travamentos na comunicação com os seus alunos (os famosos “bufferings”), e eles conseguirão aproveitar o seu conteúdo de forma plena. Priorize as conexões de internet do tipo “fibra”, pois geralmente oferecem maiores velocidades e são mais estáveis.

Uma plataforma EAD

A escolha da sua plataforma EAD também é muito importante, já que será através dela que os seus alunos terão acesso às suas aulas . Trata-se de um site desenvolvido especificamente para abrigar o seu conteúdo, e geralmente apresentam ferramentas que facilitam ou agregam a sua experiência na exposição do seu material.

Necessário salientar que estas plataformas não se limitam apenas ao uso para aulas remotas, podendo ser utilizadas também para o ensino presencial, cenário em que funcionam como um complemento às aulas.

A EngagED poderá te ajudar em ambas as modalidades: no presencial, fazendo toda a parte de inscrição e pagamentos, além do aluno ter um espaço para consumir algum material prévio. No online, será possível criar cursos nos modelos síncrono e assíncrono, emitir certificados, realizar enquetes, receber seus pagamentos por boleto, cartão, a vista/parcelado, e muito mais. Não deixe de entrar em contato e conhecer a plataforma!

Como se tornar um professor online?

Primeiramente, para que você possa se tornar um professor online, é necessário definir com precisão qual é a sua área de conhecimento e, principalmente se há demanda para aquilo que você pretende ensinar, já que você vai transformar essa atividade em um negócio.

Depois, uma boa estratégia de marketing para atrair alunos para o que você pretende ensinar é essencial. Por isso, tenha em mente qual é o perfil exato de alunos que você busca, para que fique mais fácil direcionar os seus esforços, e atrair o maior número possível de assinantes para o seu negócio.

Planejamento é essencial. Por isso, crie uma planilha com todos os passos que você deverá seguir para começar a ministrar as suas aulas. Determine quais materiais você vai precisar, e crie um roteiro de aulas preciso, para que você e seus alunos possam se organizar.

Antes de começar as suas aulas, entretanto, é preciso lembrar que você terá um negócio nas mãos para administrar. Por isso, se você não souber exatamente como administrar o seu curso, vá atrás de gestores capacitados que possam te auxiliar com toda a parte de marketing, aspectos financeiros e legais, contratação de marketing, etc.

Depois destes passos, você estará pronto para começar a sua empreitada como professor online!

Quais são as 10 melhores plataformas para dar aula online?

Agora, está na hora de conhecer as principais plataformas de aula online do mercado, para que você acerte em cheio na sua escolha de uma plataforma de ensino EAD, e não fique devendo em qualidade para os seus alunos. Vamos lá?

EngagED

Se você quiser escolher a melhor plataforma possível, não é exagero dizer que deve contar com a EngagED, já que somos líderes no mercado de educação online. Temos uma plataforma sólida, intuitiva, e com diversos recursos que facilitam a vida do aluno e professor.

Por aqui, você conseguirá preparar aulas síncronas e assíncronas, emitir certificados, montar quizzes, questionários e testes de forma simples e rápida, além de oferecer pagamentos por pix, boleto bancário e cartão de crédito e débito, havendo a possibilidade de adiantar pagamentos futuros no caso de parcelamentos.

É muito fácil conferir quais alunos estão realmente absorvendo o conteúdo que você está ministrando, tornando mais fácil planejar uma aula interativa, mesmo que o seu modelo de ensino seja o de aulas gravadas. Será possível criar um canal para que eles contatem suporte em caso de dúvidas, fazendo com que a sua aula gravada pareça muito mais dinâmica e interativa, prendendo a atenção dos alunos.

Entre em contato conosco através do nosso chat e venha conhecer mais sobre a plataforma que irá explodir suas vendas!

Samba Play

O Samba Play é uma plataforma EAD customizável, que permite vender suas aulas também de forma avulsa, o que é um diferencial. Além disso, permite que você cadastre um cartão de crédito para cobranças recorrentes, ou seja, no modelo de assinatura.

Assim como alguns sites de streaming com YouTube e Twitch, o Samba Play consegue entregar o conteúdo adaptando a qualidade da imagem de acordo com a força da sua internet, de forma automática, o que pode ser útil se você não tiver uma conexão de internet estável.

Outra função legal é a existência de templates personalizáveis para o criador de conteúdo.

EAD Plataforma

Esta é outra boa opção para escolher como plataforma para publicar os seus cursos, já que ela possui um bom suporte para os usuários, e possui um esquema legal de customização.

Outro diferencial é a possibilidade de pagar apenas uma assinatura e poder assistir a diversos cursos dentro da plataforma, utilizando um pagamento único ou recorrente.

Há facilidade também na forma de acompanhar o desempenho dos alunos nos cursos, o que a torna uma excelente ferramenta de estudo.

Sapium

O Sapium é uma boa opção pelo fato de permitir algumas funções de marketing, como criação de landing pages e captura de leads diretamente dentro da plataforma, o que pode ser um facilitador se você não tiver uma equipe para desempenhar estas funções.

É possível ainda a criação de uma rede de interação entre os alunos e professores para comunicação interna, o que facilita muito o acompanhamento do progresso dos alunos.

HeroSpark

HeroSpark é outra boa opção, já que também dá a possibilidade de realização de marketing de dentro da plataforma, além da própria hospedagem do curso online. Também há a possibilidade da criação de uma landing page para o seu curso, assim como uma ferramenta de disparo de e-mails.

Também há uma boa gama de formas de pagamento aceitas, assim como um bom sistema de suporte para eventuais problemas na plataforma.

Google Classroom

Aqui há um diferencial bacana, que é a criação de uma sala de aula virtual, onde o professor pode criar turmas, incluir alunos e realizar diversas atividades diferentes.

Outra vantagem é o fato de que, além de ser uma plataforma presente em qualquer computador, também está disponível em forma de aplicativo para Android e iOS, o que pode facilitar o seu acesso para quem não tem um bom computador em casa.

Ainda, além da possibilidade de anexar arquivos, a plataforma permite que você grave as suas aulas e as disponibilize para os seus alunos. Como ela é totalmente integrada com o Google Forms, também é possível criar formulários e atividades.

Zoom Cloud Meeting

Essa é uma das plataformas mais populares na internet hoje, pois ficou extremamente conhecida no período da pandemia do covid-19.

Com sua versão gratuita, é possível reunir até 100 alunos simultaneamente dentro da plataforma, permitindo que fiquem on-line por até 40 minutos. Se as suas aulas forem mais longas do que isso, é recomendado que você adquira a versão “pro” do aplicativo.

Necessário apontar, entretanto, que o Zoom exige que você baixe o aplicativo no seu computador ou smartphone, já que ele não permite que você faça uso de suas funcionalidades diretamente do navegador, o que pode ser um ponto negativo para alguns usuários.

Whereby

Se o fato de ser necessário baixar o aplicativo anterior foi um ponto negativo para você, talves o Whereby seja uma boa opção, já que ele não exige o download de nenhum  programa, podendo ser utilizado diretamente do navegador.

Apesar de ele exigir um pequeno cadastro inicial, após isso você poderá criar URLs personalizadas para as suas aulas e compartilhá-las com os seus alunos. Assim como no Zoom, é possível realizar o compartilhamento de tela, para que os seus alunos consigam enxergar exatamente o que você está vendo no seu computador.

Um grande ponto negativo aqui, entretanto, é o limite de apenas 4 alunos simultâneos por vídeo aula em seu plano gratuito, sendo necessário realizar um upgrade de plano se você quiser incluir mais alunos do que isso.

Superprof

O Superprof é uma plataforma de origem francesa, tendo desembarcado no Brasil em meados de 2016. Seu diferencial é o fato de contar com milhares de professores diretamente dentro da plataforma, que abrangem uma variedade enorme de assuntos, o que facilita a procura do aluno pelo conteúdo desejado.

Outra vantagem é o fato de ser gratuito o cadastro das suas vídeo aulas na plataforma, não exigindo que você compre ou assine qualquer tipo de plano especial para isso. Qualquer pessoa que se interessar pelo seu conteúdo consegue enviar uma mensagem para você, que poderá respondê-la diretamente, sanando todas as suas dúvidas.

Apollo

Esta é mais uma opção de plataforma na qual você conseguirá publicar suas aulas juntamente de seus materiais, como e-books, vídeos, pdfs, vídeos, e quaisquer outros materiais que você ache necessário. É uma plataforma bem popular, contando com mais de 450.000 alunos.

Outro destaque da plataforma é o fato de ser muito fácil criar turmas e gerenciar os seus integrantes, sendo tudo feito de forma intuitiva pelo usuário.

É necessário salientar que vai ser necessário utilizar mais de uma plataforma para realizar a venda para os seus alunos, já que o processo todo é feito por meio de integração com outras plataformas, como Hotmart e Eduzz.

Conclusão

Pronto! Agora que você já conhece os principais benefícios de se produzir uma aula pelo modelo EAD, e conhece as principais plataformas do mercado, basta escolher aquela que mais se adeque às suas necessidades para a publicação do seu curso on-line. E é aí que entra a EngagED! Daremos a você toda a estrutura necessária para que seu curso seja um sucesso. Entre em nosso site e faça contato conosco através do nosso chat!