Como criar uma campanha de vendas de cursos na BlackFriday 2019?

Como criar uma campanha de vendas de cursos na BlackFriday 2019?

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

+133% esse é o número que representa o crescimento na intenção de compra de cursos pelo consumidor em 2019 e 76% dos consumidores entendem que a Black Friday é mais do que só quinta e sexta-feira.

Isso representa uma excelente oportunidade para sair na frente dos seus concorrentes e aumentar sua aquisição em Cursos, Workshops e Bootcamps. Nos tópicos abaixo vamos falar sobre como aproveitar ao máximo essa ação para gerar mais vendas:


1- Definindo um objetivo

Há um ditado popular que diz "o planejamento é a alma do negócio". No nosso caso, o planejamento é para você vender mais cursos na BlackFriday

Um planejamento básico começa com a definição do aluno ideal, aquela pessoa que realmente está disposta a gastar seu dinheiro comprando um de seus cursos. E qual a ideia aqui? É gerar a nossa Persona

Muitas escolas contam com sistemas cheios de dados sobre os alunos, como por exemplo os CRMs. Esse tipo de sistema é a base para entender seus atuais alunos e "virtualizar" isso. Caso você não tenha um CRM, utilize o Google Analytics ou o Facebook Insights (em um outro post vamos explicar como podemos utilizar essas ferramentas de forma estratégica).

Nesse primeiro momento não estamos querendo criar uma persona perfeita. Apenas foque no seguinte: você precisa direcionar seu anúncio para a pessoa certa e no momento certo

Para criar sua persona comece respondendo às seguintes perguntas:

  • Quem são seus compradores e por que eles usam o seu produto ou serviço?
  • Que comportamentos, suposições e expectativas eles têm diante do seu produto ou serviço?

Depois preencha alguns dados fictícios sobre a sua persona:

  • Nome
  • Idade
  • Trabalho
  • Média salarial
  • Dados sobre a família
  • Nível de estudo
  • Desejos da pessoa
  • Medos que ela enfrenta
  • Uma imagem dela

Com esses dados em mãos, já criamos nosso descritivo da Persona: 

Aluno João 25 anos, mora em São Paulo tem ensino superior completo, gosta de esportes, automobilismo, Música Popular Brasileira, adora passar o tempo no Instagram e twittar sempre que possível.  Por mais que sua formação seja em Administração no momento seu sonho é ensinar meditação e ioga. João está propenso a fazer um curso de duração rápida e gosta muito de aproveitar ofertas e descontos.

No exemplo acima temos uma persona com um perfil eclético com gostos diferentes e procurando uma nova habilidade. Abaixo, elencamos alguns exemplos sobre como poderíamos impactar essa pessoa: 

  • Meditação e Yoga para iniciantes.
  • Quer aprender de forma prática sobre Yoga, confira agora o desconto de 25% de desconto.
  • Meditação e Yoga juntos? Aproveita na Black Friday 70% off.
  • Yoga e Meditação em um final de semana, desconto de 70% na Black Friday.

2 -Criando um nicho de cursos e planejando mídia

É provável que você já tenha muitos cursos disponíveis. Mas, que tal na primeira semana focar em um nicho com valores intermediários? Nichar a divulgação, ou seja, selecionar alguns cursos específicos, ajuda a viabilizar a divulgação e ser mais assertivo com a procura de nossa persona.

Segmentar cursos ajuda no planejamento da Black Friday

Após ter os nichos escolhidos, chegou a hora de colocar tudo em uma planilha. É importante registrar todos os itens dessa ação, como: 

  • Quais redes sociais vamos usar? 
  • Frequência das postagens 
  • Tempo de duração de nossa campanha
  • Objetivos 
  • Landing Page 
  • Responsáveis 

Nesse link tem uma planilha básica de planejamento criada pela equipe da EngagED. É só baixar não precisa do seu e-mail.

3 - Criando uma campanha Básica no Facebook 

Agora com tudo planejado, já conhecemos nossa persona e já descobrimos quanto tempo vai durar nossa ação. O próximo passo é criar de forma prática nossa campanha.

Aqui na EngagED utilizamos o Facebook business. Além de centralizar todas as contas gerenciadas é possível convidar toda equipe para ajudar a fazer a gestão dos perfis.

O Facebook trabalha com diversos tipos de anúncios. Nesse primeiro momento vamos focar em gerar tráfego para nossas ofertas, que é quando as pessoas clicam no seu anúncio e são direcionadas para a sua página. Siga abaixo o passo a passo para criar uma campanha de tráfego no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

3.1 Para começar clique no botão CRIAR.


3.2 Escolha o objetivo da campanha, nesse caso escolha Tráfego.

Não esqueça de colocar o nome da Campanha.

Seleção do objetivo Tráfego para criação de campanha no facebook

3.3 Agora vamos iniciar a criação do nosso conjunto de anúncios.

Nessa etapa inserimos o nome do nosso conjunto de anúncios. Uma sugestão é nomear na estrutura NOMEDACAMPANHA|FORMATO isso ajuda a identificar de forma rápida os anúncios.

Definição de público para anúncio da Black Friday

É importante agora, entender a persona e os dados extraídos do CRM. Isso vai ajudar a entregar nosso anúncio para as pessoas certas. Uma segmentação básica tem como base os parâmetros abaixo: 

Região: Onde reside/trabalha o seu público?
Faixa etária: Qual a faixa etária do seu público?
Perfil do público: Quais são os interesses, as experiências e o perfil geral do seu público?

Por exemplo, se fôssemos criar um anúncio para a persona que demos de exemplo no início do texto, a segmentação ficaria mais ou menos assim:

Região: São paulo, 40 km 

Faixa etária: 20 a 35 anos
Gênero: Todos, Masculino ou Feminino

Perfil do nosso público (Interesses e  Formação):
Dados demográficos > Formação > Nível educacional
     Alguma faculdade
     Formação universitária
     Pós-graduação incompleta

Interesses > Outros interesses
     Autoconhecimento
     Autoestima
     Bem-estar
     Desenvolvimento pessoal
     Inteligência emocional
     Mente
     Motivação
     Qualidade de vida
     Terapia comportamental
     Vida

Interesses > Saúde e boa forma
     Exercício físico
     Meditação
     Ioga

Analisando nossa segmentação conseguimos criar um excelente público para iniciar nossa campanha. Uma dica extra é clicar em "Conexões" e acrescentar um público semelhante. Isso ajuda a acelerar a entrega do seu anúncio para o público certo.

3.4 Crie uma publicação

O Facebook possui diversos formatos para trabalhar com canais diferentes. Neste exemplo,  vamos trabalhar com um dos formatos que melhor se adequa para nossa estratégia de Tráfego, o formato Carrossel. O carrossel é um tipo de anúncio em que várias imagens e textos são exibidos com uma navegação horizontal.

Para aproveitar ao máximo o anúncio atente-se às boas práticas do anúncio: o formato é de 1080x1080px; deve conter entre 2 e 10 itens; se você utilizar texto nas imagens, a área de texto não deve ultrapassar 20% da área total (aqui tem o link de uma ferramenta para você checar se está tudo OK com a sua imagem).


Para criar o seu anúncio no formato carrossel, primeiro escolha o formato conforme a imagem abaixo. Não esqueça de inserir em "Nome do anúncio" qual é o nome do criativo.

Depois, é hora de inserir o criativo do anúncio. Selecione uma imagem para cada card, e em seguida insira um texto que chame atenção.

É importante nesse momento criar um texto que gere empatia com a sua persona, priorizando uma boa abordagem nesse primeiro momento.

Ainda nesta etapa temos um ponto importante: o conteúdo das 3 primeiras linhas. Ele que vai conduzir o usuário a interagir ou não com o anúncio. Por isso é fundamental aqui demonstrar de forma envolvente nossa proposta de valor.

Por exemplo, se fôssemos criar uma chamada para a persona que descrevemos no início do post, uma chamada seria assim: 

Sabe aquele workshop que de Yoga que você estava procurando? 
Aproveite nossa Black Friday com até 70% off. Confira no link.

Na última etapa vamos configurar nosso CTA (Call To Action) do botão do anúncio. A chamada para ação podemos trabalhar com senso de Urgência, como "Comprar Agora", "Comprar", Saiba mais".  

Uma dica: insira a URL geral que direciona a todos os seus cursos. Isso ajuda o usuário a escolher outros cursos que não estejam listado em nosso anúncio.


Pronto! Chegou a hora de publicar. 

É recomendado deixar a campanha rodando por alguns dias para medir como está a performance do público em relação ao objetivo. Observe o Alcance versus Taxa de Clique, se o valor estiver muito baixo, ajuste as segmentações para melhorar a entrega do anúncio. 

Resumindo

Nesse artigo aprendemos a criar uma persona, criamos um planejamento de campanha e pra fechar publicamos um anúncio no Facebook.

Todo sucesso da sua campanha de vendas na Black Friday só vai ser possível se você estiver preparado com uma plataforma que suporte as vendas e também demonstre em que estágio seu futuro aluno parou. Assim sua equipe pode impactar seus possíveis alunos nos últimos dias de campanha com um e-mail personalizado ou até mesmo, com uma ligação. 

De nada adianta fazer uma campanha, gerar leads, e por problemas técnicos acabarem com sua taxa de conversão.