Como engajar seus alunos em um curso online

Como engajar seus alunos em um curso online

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

Em algumas situações as aulas presenciais estão voltando aos trilhos, mas o ensino virtual se instalou e se faz cada vez mais necessário. De um ano pra cá, houve uma mudança na dinâmica de aulas, os professores precisaram mudar a estrutura das suas aulas, a forma de passar conteúdo e engajar seus alunos durante o curso. Os alunos por outro lado precisaram se organizar e reaprender a aprender através de uma tela do computador.

Com essa modificação na forma de aprendizado, vamos pontuar algumas dicas em como melhor engajar os alunos durante suas aulas virtuais.

Preparação de aula

Prepare sua aula objetiva e bem pontuada, mostrando para os alunos desde o primeiro momento qual o real propósito daquele curso e quais serão as etapas a serem percorridas durante o tempo proposto.

Lembre que você está concorrendo a atenção deles com redes sociais, familiares por perto, conexão da internet e outras distrações. Portanto, aulas mais curtas, atividades interativas e material extra serão seus aliados.

Organize o tempo de aula em blocos, após explicação teórica de 12 a 15 minutos, separe um tempo para alguma atividade, pode ser em forma de exercícios, dinâmicas, debate, roda de conversa, mesmo que rápida de 5 a 10 minutos. Outra maneira de interação e resultado é a ideia de trabalhos em equipe, isso faz com que os participantes se movimentem. Não deixe também de fornecer material de suporte, como artigos, entrevistas e até vídeos para que seus alunos recebam a informação por outros meios. Isso instiga interesse e engajamento nas atividades.

Contextualização do conteúdo

Para a ideia principal do seu curso seja marcante, a contextualização do conteúdo é muito importante. Trazer em teoria os tópicos é excelente mas traz um ar monótono para a aula. Para contornar essa situação, recorra a exemplos práticos e reais. Traga cases de sucesso de empresas reais relacionados ao tema e exemplifique onde seus conceitos ensinados podem ser executados e quais são os potenciais resultados gerados com esse trabalho.


Pontos de comunicação professor e aluno

Sem a proximidade que a aula presencial possibilita, a relação do professor com o aluno foi estremecida. Com o contato físico é muito mais fácil e cômodo você gerar conexões e intimidade, e por consequência engajamento.

Seu aluno precisa estar ciente que a menor necessidade de contato, você estará a disposição. Para isso, você pode oferecer um contato semanal através de uma sala virtual - uma hora disponível para conversa, troca de informação e resposta de dúvidas. Você pode sugerir aos participantes que façam grupos em redes sociais com WhatsApp ou Telegram, assim você gera um ponto de contato e incentiva o networking. Procure também uma plataforma que permita interação online, através de chat e fóruns virtuais.


Masterclass

Em um curso com aulas gravadas, é de extrema valia a oferta de uma Masterclass. Com estrutura semelhante a um webinar, a Masterclass é um momento onde terá a distribuição de conhecimento rico. É uma aula ao vivo com conteúdo e convidados especiais, trazendo especialistas no assunto com bastante experiência e senioridade. Lembre-se de separar um momento da aula para perguntas e dúvidas. Com certeza será um ponto focal de atenção dos inscritos, onde você poderá engajar e incentivar os participantes


Resultados e feedbacks

É de extrema importância que o aluno seja um participante ativo da construção de conhecimento, mas é uma via de mão dupla, para isso é crucial que os mentores retornem para os participantes como foi o percurso das aulas.

Seus alunos não são robôs, são seres humanos. E as pessoas são focadas em resultado, sendo assim avalie as atividades propostas levantadas e retorne com feedbacks construtivos. Reconhecer acertos e boas ideias ajuda a construir confiança.


Certificado

O certificado demonstra a conclusão de um curso. Condicione algumas entregas, notas ou de porcentagem de participação no curso com o recebimento de certificado ou não. Assim, seu aluno ficará engajado o suficiente para concluir com êxito todo o planejamento proposto. A importância do certificado em um curso livre pode ser maior do que você pensa, confira os motivos.


Escolha da plataforma

Para que seus alunos não se percam e foquem no objetivo da aula, escolha uma plataforma que concentre todas as informações e recursos em um lugar só. Conheça o ambiente da plataforma por completa e utilize todas as ferramentas fornecidas em seu favor.

A EngagED é uma plataforma completa, onde você pode vender seus cursos online (confira as melhores dicas para você vender seu curso), ter um ambiente EAD com entrega de conteúdo por vídeos, fóruns e quizzes e também emitir os certificados automaticamente.

Para mais informações sobre funcionalidades e planos, nos contate através do fernanda@engaged.com.br ou pelo WhatsApp.


Boa jornada para você e seus alunos :)