Estratégias para divulgação de cursos online. Confira algumas dicas importantes!

Estratégias para divulgação de cursos online. Confira algumas dicas importantes!

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

Recentemente muitas escolas têm migrado seu formato de entrega de conteúdo do presencial para o online, seja por redirecionamento estratégico ou mesmo por necessidades contextuais, como o isolamento social exigido pela Covid-19. Neste sentido, separamos aqui algumas dicas importantes para o marketing e a divulgação de cursos online:

1 - Aproveite a base de leads que você já tem

Se você vem trabalhando até aqui no segmento educacional, provavelmente você já tem uma lista de leads que, em algum momento, já tiveram contato com a sua marca e te conhecem. Vale a pena utilizar um canal de disparo de e-mails anunciando as suas novas ofertas e mostrando como o seu negócio está se adequando à novas realidades.

Para clientes da EngagED, a própria plataforma tem os dados centralizados dos alunos e exporta para que você possa importar em qualquer ferramenta de disparo de e-mails. Manter um bom relacionamento com seus alunos é uma estratégia fundamental para ter bons resultados a curto e a longo prazo.

Segundo dados do Email Marketing Industry Census de 2018, da Adestra, o email marketing emergiu como o canal de marketing mais bem classificado para retorno do investimento (ROI), com quase três quartos (74%) dos profissionais de marketing classificando-o como "'excelente" ou "bom" neste contexto.

Proporção de entrevistados em empresas que classificam canais como "excelente" ou "bom" para o ROI. Fonte: Email Marketing Industry Census 2018


2 - Faça webinars, vídeos, lives ou stories para divulgação

Uma estratégia comum para trazer novos clientes, é gerar prévias gratuitas do conteúdo. Você pode trazer alguma parte específica e relevante do seu conteúdo, e divulgar ele gratuitamente para o público. Hoje em dia, você pode fazer isso de diversas maneiras, as principais delas incluem:

  • Webinars: são uma espécie de seminário transmitido online em vídeo que geralmente permite a interação da audiência via chat. Em geral é utilizado para a geração de novos leads, e as principais plataformas utilizadas para webinar são YouTube Live, Google Hangouts, e WebinarJam.
  • Vídeos: você pode gravar um conteúdo em vídeo e utilizar ele como insumo para divulgação em diferentes canais. Você pode compartilhá-lo em suas redes sociais, impulsioná-lo como um anúncio, ou mesmo utilizar como uma chamada em suas landing pages. As principais ferramentas para hospedagem de vídeos são o YouTube e o Vimeo.
  • Lives: nada mais são do que uma transmissão ao vivo feita por meio de redes sociais. Depois os vídeos são salvos na  linha  do  tempo  para que  o  usuário possa assistir mais tarde, assim como também é possível apagá-los. As ferramentas mais comuns para a criação de lives são o Facebook e o Instagram.
  • Stories: também são recursos parecidos com as lives, porém permitem o compartilhamento de imagens e vídeos que não sejam necessariamente ao vivo. Esse recurso permite que você compartilhe algum conteúdo já criado nos seus canais. As principais ferramentas para criação e compartilhamento de stories são, Facebook, Instagram e WhatsApp.


3 - Utilize as redes sociais

Uma das estratégias mais básicas para divulgação de cursos online é utilizar as redes sociais. Muito além de criar posts e compartilhar no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, é importante ir além. Manter um bom tempo de resposta para mensagens inbox e responder os comentários que forem necessários são pontos importantes. 

Além disso, dependendo de quem for o seu público, canais como o Telegram e o WhatsApp têm uma boa aderência e interação. Fazer parcerias com influencers que atinjam o seu público também pode ser uma estratégia a ser estudada.

De uma maneira geral o canal, a frequência e o conteúdo das postagens variam de acordo com o perfil do seu público. Por isso, é sempre importante ter claro quem é a sua persona e o que é importante para ela. 


4 - Crie relevância online

Outro ponto básico do marketing para divulgação de cursos online, é ter relevância nos mecanismos de busca. Isso envolve ter um site bem estruturado, com versão acessível por aparelhos celulares (responsividade) por exemplo, e com certa frequência de atualizações. Um blog é uma ferramenta que ainda é fundamental para ter um bom SEO e uma boa relevância nos resultados de busca do Google. Por isso, vale a pena investir e compartilhar conteúdos textuais, incluir links internos e externos, caprichar nas palavras-chave, etc.

Em um contexto como o do Covid-19 em que muitas pessoas se encontram em quarentena, é um bom momento para oferecer conteúdo online. Mas esteja atento, pois cada vez mais as pessoas buscam conteúdos relevantes e autênticos. Mostre o que você tem de melhor e o que você pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus clientes.