Gestão na EAD: o que é e sua importância para o seu negócio

O ensino a distância revolucionou a forma de se estudar na última década, permitindo que uma parcela significativa da população pudesse ter acesso à educação, independentemente de barreiras geográficas.

Como você deve imaginar, entretanto, o ensino EAD requer uma série de recursos para que seja possível a sua implantação. Isso porque um ensino completamente digital precisa lidar com todas as questões que, em um modelo tradicional de ensino, seriam resolvidas presencialmente, como por exemplo a impressão de boletos, consulta de extratos financeiros, efetivação de matrícula, etc.

Todos estes processos, além daqueles de natureza pedagógica, trazem uma série de dificuldades, que devem ser contornadas de forma rápida e eficiente para que o modelo de ensino tenha sucesso.

Desta forma, a gestão é essencial para que o curso EAD tenha sucesso.

Qual a importância da gestão na EAD para o seu negócio EAD?

A modalidade de ensino a distância não é nova, mas ganhou destaque, principalmente, com o advento da pandemia, possibilitando que milhares de pessoas continuassem estudando de maneira remota. Mas, como era de se esperar, essa forma de estudo mudou diversos processos de coordenação e logística, fazendo com que fossem necessárias adaptações para sua gestão.

Com uma boa gestão, a primeira grande vantagem é a “desburocratização” dos processos administrativos que são inerentes à contratação de qualquer plataforma de aprendizado. Processos financeiros, por exemplo, como impressão de boletos, consulta de extratos e processos de matrícula, negociação de débitos e reclamações são extremamente facilitados, já que podem ser realizados sem sair de casa.

Boas práticas de gestão vão aumentar também a qualidade do próprio ensino remoto, já que vão permitir conhecer melhor os objetivos dos alunos ao procurar determinado curso, fazendo com que a instituição possa alinhar suas diretrizes com estes anseios. Ainda, vão permitir uma análise geral dos principais concorrentes, fazendo com que se entenda melhor quais práticas estão dando certo no mercado.

Uma boa gestão do curso EAD consegue alavancá-lo, ainda, em diversas outras áreas. Através dela, é possível, por exemplo:

  • Melhorar a experiência de ensino para os alunos;
  • Criar uma reputação e credibilidade por boa gestão;
  • Aumentar a receita do negócio, através de mais matrículas;
  • Virar referência no segmento de atuação.

Assim, para que o seu negócio EAD prospere e consiga se sobressair em relação à concorrência, é essencial que estas e outras práticas sejam adotadas, acarretando assim em um aumento do número de matrículas no seu curso e a melhora da experiência para os alunos já matriculados, favorecendo sua imagem no mercado.

Quais diferenciais pode trazer para a educação a distância?

Todo projeto que almeje ter sucesso vai precisar de um bom sistema de gestão. Com o EAD, portanto, não seria diferente. Isso porque, como você verá a seguir, a gestão relativa a este método de ensino envolve vários âmbitos, e controla uma série de processos diferentes, como questões pedagógicas, administrativas, estruturais, etc.

Um bom investimento na área de gestão pode fazer com que o seu curso se sobressaia perante a concorrência, pois esse cuidado irá refletir na qualidade final do seu produto, o que será prontamente percebido pelos seus alunos, pois desfrutarão de uma experiência mais coesa, organizada e com menos problemas na plataforma.

Qual o foco da gestão na EAD?

O foco da gestão do seu curso de EAD deve ser baseado nas questões técnicas, que envolvem tecnologia da informação (TI). Isso porque, como você deve saber, quase todo o sistema estrutural do seu curso EAD será montado para funcionar a distância. 

Desde as aulas que serão ministradas, até o recebimento de documentação por parte dos alunos, recebimento de pagamentos, realização de avaliações, emissão de certificados, tudo será feito por via remota, utilizando equipamentos eletrônicos.

Desta forma, não restam dúvidas de que você deve investir pesado na gestão deste departamento do seu curso (TI), pois ele será a base do sucesso do seu empreendimento, e dele também partirá a solução de todos os problemas que você vier a ter. Isso aumentará a sua produtividade como um todo, tornando todo o processo mais simples e rentável. Aqui na EngagED, também facilitamos esse processo pra você, através de diversas automações, facilitando o seu dia-a-dia.

Quais são os pilares básicos da gestão em educação a distância?

A gestão orienta e direciona todas as atividades realizadas pelo seu negócio, coordenando toda a dinâmica da sua atividade. Daí a grande importância de um bom gerenciamento do negócio. A seguir, vamos abordar os principais pontos que devem ser levados em conta por uma boa gestão.

Gestão Pedagógica

A gestão pedagógica é muito importante, já que vai lidar com questões relacionadas à formação dos professores e funcionários, além de administrar o tempo por eles despendido em cada atividade realizada. O professor deve, além de conhecer o conteúdo, ter uma boa compreensão da filosofia da empresa, assim como os objetivos por ela almejados, tornando possível o processo de ensino/aprendizado.

Gestão Administrativa

Assim como qualquer atividade empresarial necessita de planejamento, no EAD não é diferente. Por isso, a gestão administrativa é uma das mais importantes etapas para a implementação satisfatória do seu projeto de ensino, já que é a partir dela que vai se alinhar todas as fases do projeto com a proposta do seu curso. A partir dela, vão se tratar questões mais burocráticas como a implementação do seu EAD.

Gestão Estrutural

Se a gestão administrativa vai cuidar de todos os processos burocráticos do seu curso EAD, a gestão estrutural é aquela que vai cuidar dos meios pelo qual isso acontece. Ela vai abranger, principalmente, os aspectos físicos do seu curso EAD. É aqui que vão focar os esforços relacionados à sua sede, seus imóveis, seus sistemas de informática, e qualquer outro apoio físico que você tiver.

Não é difícil de perceber, portanto, que a gestão estrutural é um dos mais importantes braços do sistema de gestão do seu curso EAD, pois vai dar conta do “coração” do seu negócio. Sua principal função vai ser apoiar a gestão administrativa, auxiliando a resolver todo o tipo de problema que você tiver no caminho.

Vale ressaltar, entretanto, o fato de hoje quase não haver a necessidade de possuir espaços físicos para a concretização do seu curso. Isso porque existem vários softwares, como o Zoom e a própria EngagED, por exemplo, que eliminam a necessidade de servidores próprios e estruturas físicas para suportar o EAD.

Além disso, caso haja a necessidade, é perfeitamente possível o aluguel de espaços especificamente para a gravação de cursos, tornando completamente dispensável a exigência de posse de um espaço físico específico para este fim.

O que faz um gestor de EAD?

O gestor educacional é figura essencial em qualquer instituição de ensino. Quando falamos de ensino a distância, entretanto, sua importância é maior ainda, já que, neste modelo de ensino, uma boa gestão é essencial para um bom funcionamento do negócio, ainda mais considerando o crescimento exponencial de pessoas buscando se educar de forma remota.

Neste ambiente, o gestor vai ter a função de conduzir o negócio, tanto nos âmbitos administrativo, pedagógico, estrutural e financeiro, passando ainda pela parte de marketing e captação de alunos. Sem dúvidas, é uma figura essencial para o sucesso de qualquer curso EAD, possuindo grande responsabilidade.

Benefícios de uma boa gestão em negócios EAD

Um bom gestor EAD consegue fazer prosperar o negócio, lidando com todos os problemas que podem surgir da difícil tarefa de gerenciar um curso EAD. A seguir, listamos as principais vantagens que uma gestão bem conduzida pode proporcionar.

Melhorar a experiência de ensino para os alunos

Uma boa gestão no seu curso traz inúmeros benefícios para os alunos. Isto porque, ao cuidar da parte pedagógica, o gestor garante a qualidade do corpo docente do curso, fazendo com que, apesar da distância, os instrutores do seu curso possuam a qualificação necessária para falarem com propriedade do assunto que estiver sendo tratado.

Isso pode ser alcançado por meio de capacitação prévia do corpo docente, ou pela contratação de professores já qualificados para a tarefa. Em ambos os casos, é uma gestão competente que vai identificar os melhores candidatos para essas vagas, e isso vai refletir na qualidade de ensino e experiência de usuário do seu aluno ou daquele que estiver consumindo o seu curso. Por isso, tenha certeza que o seu gestor irá despender de uma boa quantidade de tempo cuidando da experiência de ensino!

Criar uma reputação e credibilidade por boa gestão

Qualquer trabalho que seja feito de forma competente e eficiente gera marketing espontâneo, já que a qualidade de serviços é uma característica muito almejada pelos usuários, que fazem propaganda gratuita e espontânea do produto que estão consumindo quando este tem qualidade.

Por isso, é fato que uma boa gestão irá melhorar a reputação e credibilidade do seu curso, já que o gestor EAD é responsável por garantir o correto funcionamento das partes mais importantes do seu curso, como já mencionado. Isso se dá nas áreas administrativa, pedagógica, estrutural e financeira, sem deixar de lado o marketing e captação de alunos. Estes são os pilares de qualquer curso EAD e, quando executados de forma correta, garantem a qualidade do seu serviço, fator que vai mostrar a todos que você tem um gestor competente. Tudo isso só vai aumentar as suas vendas e gerar mais receita para o seu negócio.

Aumentar a receita do negócio, através de mais matrículas

Como já comentamos, uma boa gestão vai fazer com que o seu negócio ande nos trilhos, aumentando a qualidade e, por consequência, a reputação e credibilidade do seu curso. Como consequência, ele passará a ficar mais conhecido nos meios em que há demanda pelo tipo de conhecimento que você está vendendo.

Assim como qualquer produto, a propaganda é a alma do negócio. Por isso, não é de se estranhar que, à medida que o seu curso for ficando mais conhecido, mais e mais pessoas vão buscar adquirir esse conhecimento, aumentando, por consequência, a sua taxa de matrículas e, assim, a receita do seu negócio.

Portanto, não deixe de investir em um bom gerente para o seu curso EAD pois, como você viu, isso vai afetar diretamente a sua taxa de lucratividade.

Virar referência no segmento de atuação

Com uma boa gestão levando a uma excelente experiência de usuário para os seus alunos, o aumento da reputação do seu curso e, por consequência, o aumento da sua taxa de matrículas e lucro, é natural que o seu curso passe a ser bastante comentado e lembrado, principalmente devido a indicação natural dos seus alunos para outras pessoas, já que é natural o fato de que tendemos a recomendar para nossos conhecidos e amigos aquilo que é naturalmente bom e tem qualidade.

A consequência disso é uma só: você passará a criar um nome de importância no seu segmento, e o seu curso se tornará referência para aqueles que buscam se aprimorar no conteúdo que você está oferecendo. E, como um ciclo vicioso, isso aumentará ainda mais o seu marketing espontâneo, o que irá gerar cada vez mais alunos e, adivinhe: irá aumentar as suas taxas de conversão e lucro!

Gerencie o seu negócio em todas as frentes

Para que isso aconteça, entretanto, é necessário que você coloque a mão na massa. Como já mencionamos, a gestão do EAD passa por diversas frentes, como administrativa, pedagógica, estrutural e financeira, marketing e captação de alunos. Assim como mencionamos anteriormente, todas essas áreas estão conectadas e voltadas para o fim de gerar educação e conteúdo de qualidade para seus alunos, assim como gerar receita para você.

Dessa forma, não deixe de investir e cuidar da gestão de nenhuma dessas áreas pois, mesmo que tudo esteja indo conforme o planejado, a má gestão de qualquer um destes pontos, pode colocar todo o seu negócio a perder, afetando todas as outras frentes do seu curso EAD.

Excelência pedagógica é essencial

Um dos tópicos mais importantes em relação ao seu curso EAD é, com certeza, a gestão pedagógica. Isso porque, assim como qualquer curso educacional presencial, a qualidade do ensino é o fator mais importante, já que é isto que você está vendendo, no final das contas. Pouco importa se o seu modelo de ensino é presencial ou a distância, não economize na qualidade do seu corpo docente, seja investindo em capacitação, ou contratando pessoal competente.

Dessa forma, deve-se supervisionar com cuidado todo o processo de formação e qualificação desses professores, sem esquecer, ainda, da metodologia de ensino que estes professores irão aplicar no seu curso. Como essa metodologia será aplicada na sua plataforma também é um fator de extrema importância a ser levado em consideração.

Crie uma gestão integrada entre vendas e marketing

Como já foi dito, a propaganda é a alma de qualquer negócio, e com a área da educação não seria diferente. Então, para que o seu negócio prospere e continue a ajudar milhares de pessoas, é necessário que você invista em gerenciamento de marketing, pois suas vendas dependem disso.

Fundamental apontar, também, que o marketing tradicional pode não ser a melhor opção para esse modelo de negócio. Isso porque no EAD, todo o desenvolvimento do seu curso se dá, predominantemente, no meio digital. Isso significa que, se o seu marketing quiser atingir o seu público alvo, ele deve estar presente no mesmo ambiente. Por isso, tenha a certeza de que o seu investimento em marketing seja bastante relevante no meio digital.

Acompanhe a sua saúde financeira constantemente

Manter as contas em ordem é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio que busque a longevidade, independentemente se este negócio se dá no modelo presencial ou no on-line. Por isso, tenha a certeza de que o gestor escolhido por você tenha competência para garantir a saúde financeira do seu curso EAD, pois os gastos deste tipo de negócio podem ser significativos.

Não se esqueça que, apesar de não parecer, a qualidade dos seus serviços está diretamente ligada à sua saúde financeira. Isso porque, todos os profissionais que você irá contratar, assim como os sistemas que irão gerir o seu curso de forma on-line, dependem da sua capacidade de investimento. Se você não mantiver as suas contas organizadas, terá que realizar cortes de custos, o que irá afetar diretamente a qualidade do serviço que você oferece. Por isso, tenha a certeza de manter a área financeira do seu curso sempre em ordem.

Monte uma infraestrutura baseada em tecnologia

A área de TI do seu curso EAD é o cerne de toda a sua estrutura. Isso porque, para que um curso on-line funcione, é necessário uma robusta estrutura de informática, que deixará tudo funcionando corretamente para os seus alunos. Por isso, tenha a certeza de que o seu gestor entende dessa área, ou que contrate pessoal competente para lidar com a área tecnológica.

Mesmo que a sua plataforma de ensino escolhida lide com a maioria da parte burocrática no que diz respeito à tecnologia (como é o caso da EngagED), é necessário manter em mente que o seu gestor também precisará criar uma infraestrutura voltada para a área de tecnologia.

Acompanhe o mercado e entenda como ele evolui

Como em qualquer negócio, a análise do mercado que o cerca é essencial. Sua concorrência, assim como você, estará constantemente evoluindo seu produto, e você precisa estar a par disso, para que saiba sempre a direção correta na qual impulsionar o seu negócio.

Ainda, o gestor deve estar sempre atento em quais cursos já existem no mercado sobre o tema que você escolher. Isso é necessário para que você saiba, a partir de uma análise, quais informações não podem faltar no seu projeto EAD, fazendo com que ele não fique devendo em nada para a concorrência. É importante também reparar em quais pontos não são abordados pelo mercado, pois é através deles que o seu gestor irá fazer o seu curso se destacar no mercado.

Esta análise vai ser importante, também, na hora de decidir qual será a abordagem de marketing que o seu curso irá tomar.

Crie uma equipe que assegure a sua reputação

Todo o sucesso do seu curso vai ser baseado na reputação que você irá construir com o tempo. Por isso, esse deve ser um dos principais pontos a serem levados em conta pelo gestor na hora de alavancar o seu negócio.

Para construir uma boa reputação, a qualidade do seu serviço precisa ser muito boa, para que ele possa ser difundido naturalmente pelos próprios alunos do seu curso. Por isso, leve em conta todos os pontos anteriores, e não abra mão da qualidade e, principalmente, na sua relação com os clientes do seu curso EAD.

Atendimento ao cliente deve ser uma das prioridades

Como dito acima, se o gestor quiser construir uma reputação duradoura para o curso ele deve, sem dúvidas, colocar o atendimento ao cliente como uma de suas prioridades.

Como não haverá, a princípio, uma estrutura física para que seja realizado o atendimento dos clientes, o gestor deve montar cuidadosamente um time de “customer success”, assim como nós temos aqui na EngagED, para cuidar de todas as necessidades que o seu cliente tiver. Desta forma, você consolida o seu atendimento, e passa a ser reconhecido pelo seu excelente pós-vendas.

Começar a pôr em prática a gestão na EAD hoje mesmo

Agora que você já conhece as principais características de uma boa gestão no EaD, está na hora de saber como você pode implementar este método de ensino no seu negócio.

É neste momento que surge a EngagED. Somos uma startup especializada na implementação do ensino a distância em qualquer tipo de negócio. Através da nossa plataforma, você poderá hospedar suas aulas de maneira extremamente simples e rápida, já que não há a necessidade de que você possua qualquer tipo de servidor para conseguir acessar e rodar a nossa plataforma. Além disso, terá muita facilidade na colheita dos seus resultados, com diversas formas diferentes de você receber os valores referentes aos lucros do seu negócio.

Em nossa plataforma, você poderá montar o seu curso do zero, podendo criar uma área para membros personalizada e sem a necessidade de códigos, facilitando a criação do seu curso EAD.

A criação de landing pages também é facilitada, assim como a total flexibilidade na forma de receber pagamentos, resultando em um aumento das suas vendas. Você conseguirá acompanhar seus resultados através de relatórios personalizados, com informações completas sobre suas vendas e alunos.

Tudo isso resultará em um crescimento do seu  negócio, já que você terá toda a infraestrutura e tecnologia para que a sua ideia saia do papel.

Ficou animado? Entre em contato conosco através do chat presente em nosso site, e vamos trabalhar juntos!

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe sobre a importância de uma boa gestão no seu curso de EAD, e como isso pode impactar positivamente o seu negócio, aumentando a quantidade de alunos e, consequentemente, aumentando sua renda. Desejamos que você tenha sucesso no seu projeto, e conte conosco para sermos seus parceiros nessa empreitada! Não esqueça de dar uma visitada no nosso site para nos conhecer!