O que é Lifelong Learning?

Todos nós fizemos uma progressão linear, saindo do aprendizado das escolas e indo para o mercado de trabalho. Porém, hoje, o mercado de trabalho vem mudando aceleradamente e é possível que o que você aprendeu na faculdade, já esteja defasado. O que antes era linear, agora precisa se tornar cíclico.


Neste cenário, temos agora que passar para um continuum de aprendizado ao longo da vida (lifelong learning). É preciso muito mais do que apenas aprender, mas também aprender a aprender, aprender a desaprender e aprender a reaprender. Se antes o mercado pedia uma habilidade específica para exercer uma atividade profissional, nos dias de hoje precisamos de inúmeras.

Grafico sobre a evolução da educação que mostra que no século XXI o aprendizado continua ao longo da vida profissional
Fonte: Reinach, Fernando (2006)

Ravi Kumar, presidente da Infosys comenta que "Ser um aprendiz ao longo da vida (lifelong learning) é provavelmente o atributo mais valorizado nesses tempos digitais. Hoje, você conclui o ensino superior, começa em um emprego e acha que termina com o aprendizado. Eu acho que você precisa mudar isso em favor de nutrir a mentalidade de ser um aprendiz ao longo da vida, porque o que você aprende hoje vai se tornar obsoleto em poucos meses ou um ano. No entanto, você deve estar preparado para continuar a crescer em sua carreira. A única maneira de fazer isso é estar nessa constante jornada de aprendizado. Se você quer se manter relevante, precisa estar no topo de tudo que é novo ao seu redor, e agir de acordo." 


Se você quer se manter relevante, precisa estar no topo de tudo que é novo ao seu redor, e agir de acordo.

Ravi Kumar

Os empregos do futuro terão menos tarefas repetitivas e serão mais orientadas à detecção de problemas (e não à resolução deles). Empregos que envolvam rotinas densas ou tarefas repetitivas tendem a ser substituídos por tecnologias que automatizam esses tipo de trabalho. Um estudo do The Economist indica que entre 1996 e 2015, a parcela da força de trabalho americana empregada em empregos de escritório caiu de 25,5% para 21%, eliminando 7 milhões de empregos. Segundo a pesquisa de Pascual Restrepo, do MIT, a crise financeira de 2007/2008 piorou as coisas: entre 2007 e 2015, as as vagas de trabalho qualificadas resultaram em um declínio de 55% em relação a outros empregos.

Segundo este mesmo estudo, a capacidade de continuar aprendendo ao longo da vida é uma habilidade que cada vez mais importa para encontrar e manter um emprego. Quando a tecnologia está mudando de maneiras imprevisíveis e os empregos estão se hibridizando, os seres humanos precisam ser capazes de adquirir novas habilidades com mais agilidade.


Como posso me tornar um lifelong learner?

Em primeiro lugar, para se tornar um lifelong learner (aprendiz ao longo da vida), você precisa estar comprometido e entusiasmado com a busca pelo aprendizado, e entender que o conhecimento é uma jornada e não um destino. 

Em segundo lugar, você deve ser responsável por seu próprio aprendizado. Somente conhecendo os seus pontos fracos você poderá tomar medidas para melhorá-los. Identifique a lacuna e elabore um plano de aprendizado para preenchê-la. Por exemplo, se para você negociar é um ponto fraco, aproveite todas as oportunidades para melhorar isso, fazendo tentativas, obtendo feedbacks e aprimorando sempre. 

Inicie no Lifelong Learning. Caneca de café com a palavra Begin


Identifique as suas necessidades de aprendizado, e a partir disso defina seus próprios objetivos, monitore seu progresso e modifique suas estratégias conforme for necessário. O aprendizado é um processo contínuo de aprimoramento.

Para se tornar um aprendiz de sucesso ao longo da vida, você deve ser motivado. Você deve desenvolver uma paixão e interesse no assunto escolhido. Por isso muitas vezes é mais fácil aliar isso à aprender algo que você gosta e se sinta engajado.

Algumas iniciativas como escolas que promovem cursos, tanto de hard skills quanto de soft skills, já estão atentas à essa necessidade das pessoas de estarem sempre aprendendo, aliada  à as próprias dinâmicas do mercado. 

Agora vai uma dica: Se você quer se tornar um lifelong learner, confira alguns cursos que podem ser úteis na Sala55. A Sala55 é o melhor marketplace de cursos livres do Brasil. Lá você encontrará cursos online e presenciais nas mais diversas áreas de estudo. 
Existe muito conteúdo disponível para você desenvolver o seu aprendizado constantemente. O importante é que você esteja motivado e engajado em jornada de aprimoramento e crescimento contínuos.


Clique para encontrar cursos incríveis na Sala55

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: