O que o mercado espera dos profissionais do futuro e como a sua instituição pode se beneficiar disso

Para que uma instituição de ensino se mantenha competitiva — independente de ela oferecer cursos livres, ou ser uma IES — é importante que fique de olho nas tendências de mercado. Algumas mudanças que acontecem sutilmente em outros segmentos influenciam a dinâmica das escolas e é sua função como gestor ficar de olho nisso. O mercado está com novas exigências e a sua escola ou instituição deve estar preparada para formar estes profissionais do futuro.

Uma das grandes tendências que está atrelada ao momento educacional atual é o fato de que muitas das profissões que os jovens estão aprendendo não vão existir no futuro.


Duvida disso?! Um estudo publicado pelo  McKinsey Global Institute prevê que até 2030, as automatizações e os robôs vão substituir até 800 milhões de trabalhos. A lógica é simples: se uma máquina pode fazer uma tarefa sem erros, por que as empresas vão gastar com funcionários que custam mais caro e estão suscetíveis a falhas?

Pode parecer cruel, mas a verdade é essa. Centenas de profissões serão substituídas e muitas funções que são valiosas hoje em dia deixarão de existir.


Se esse dado pode parecer "assustador", aqui vai uma pesquisa mais otimista. Um outro relatório publicado pelo World Economic Forum prevê que, até 2025, 133 milhões de novos empregos serão criados. São atividades novas, muitas delas que ainda nem existem atualmente.


Checklist para curso presencial

Acontece que para que isso realmente ocorra, o sistema de ensino precisa mudar. As profissões de hoje, como ainda são estruturadas, logo estarão defasadas. Faça um teste: pegue a lista de cursos disponíveis numa faculdade e analise quais são indispensáveis (ou que não podem ser substituídos por automações e máquinas). Desses, observe quais realmente precisam estar num formato "tradicional" para serem executadas (será que o aluno realmente precisa estar em uma sala de aula para aprender a matéria?!).

O que pode parecer um problema, é na verdade uma oportunidade para as instituições de ensino, sejam elas de ensino superior ou cursos livres.Mas como? Os profissionais atentos sabem que precisam se atualizar para conseguir fazer parte da força de trabalho do futuro. Por isso, vão buscar novas formações e referências. Se a sua faculdade/ escola oferecer essa base, certamente será a escolha dessas pessoas.


Como usar essas "previsões"a seu favor, ainda hoje

É difícil prever exatamente quais serão todas as hard skills necessárias para os profissionais das próximas décadas. Porém, uma coisa é certa: as soft skills sempre serão necessárias, independente do momento histórico.

Soft skills são aquelas relacionadas à personalidade de um profissional. Inteligência emocional e interpessoal, flexibilidade, capacidade de trabalhar em equipe, pensamento crítico, criatividade, negociação, flexibilidade cognitiva, etc. são alguns exemplos dessas habilidades que nunca deixam de ser importantes.

Além delas, também existem outras disciplinas que sempre serão valorizadas, como o empreendedorismo e a inovação. Independente da época, essas áreas sempre terão papel fundamental na evolução de uma empresa.

Se você é uma escola de cursos livres, pode oferecer aulas que englobam essas áreas. Independente do profissional já ter uma formação tradicional, ele pode se aprimorar com os seus cursos. Se você comanda uma IES, pode ofertar optativas que supram essas necessidades.

Além disso, uma outra maneira de sempre continuar relevante é ter benchmarks inovadores. Acompanhe as tendências mundiais, mesmo que elas ainda não tenham chegado ao Brasil. Se antecipe em disciplinas que estão ganhando espaço em polos inovadores. Faça testes na sua escola, para ver o interesse dos alunos. Esteja sempre ligado nas habilidades que estão sendo requisitadas pelas empresas inovadoras e invista nelas.

Manter-se competitivo no meio educacional nos dias de hoje é muito mais trabalhoso do que no passado. Mas quem se empenha nisso sai na frente e fica responsável pela formação do profissional do futuro.


Ebook Aumente suas matriculas
Vinicius Mendes
CCO - Chief Customer Officer

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: