Como criar um curso para dar aulas online no Zoom

Como criar um curso para dar aulas online no Zoom

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

Cada vez mais pessoas estão optando por fazer um curso online para aprender algo novo, desde um idioma estrangeiro até alguma profissão nova ou habilidades que o mercado de trabalho vem exigindo.

Se existe algum conteúdo que você domina e gostaria de compartilhar com mais pessoas, por que não criar um curso online? Existem diversas formas de começar a dar aulas online e o aplicativo Zoom, por exemplo, é uma excelente opção de plataforma de ensino.

Neste post vamos te dar algumas dicas de boas práticas para que você crie o seu próprio curso online, desde organização de ideias até colocar a mão na massa e ministrar a sua aula ao vivo pelo Zoom.

Decida o formato do seu curso online

A primeira coisa que você precisa saber para tirar a sua ideia de curso da cabeça e colocá-la no papel é que, mesmo os cursos ao vivo pelo Zoom, podem ser de variados formatos: 

Workshops que podem levar de um a sete dias, cursos de média duração que podem levar até seis meses ou cursos de longa duração que podem levar mais que seis meses, como um ano e meio ou dois dependendo da consistência do assunto que for abordado no curso. Quanto maior for a duração do seu curso mais estruturado em módulos aprofundados sobre o assunto ele deve ter.

Os workshops, por exemplo, duram poucas horas e são bastante verticais sobre o tema escolhido. Eles ajudam a aprender o básico de uma habilidade, os primeiros passos para uma nova profissão ou até mesmo abordar tópicos mais específicos dentro de uma área já conhecida pelo aluno, sendo então, aulas mais fáceis de vender até mesmo por serem ofertadas a um valor mais acessível que cursos de maiores durações.

Já os cursos de média e longa duração, geralmente, abrangem temas mais complexos e uma gama ampla de tópicos, além de acompanhar o aluno em um caminho completo de crescimento, visto que ao lecionar através do Zoom você pode, inclusive, oferecer orientações individuais sobre as dúvidas dos seus alunos. Essa aproximação é essencial para que a mesma pessoa queira adquirir outros cursos criados por você.


Organize suas ideias

Para oferecer ao público um curso realmente interessante, você deve se preparar bem. Antes de ligar a câmera e começar a discorrer sobre os seus conhecimentos, pense sobre a estrutura, os tópicos sobre os quais deseja falar e que público deseja atingir. Se você quiser dar aulas em nível básico, por exemplo, escolha uma linguagem simples e adequada tanto para quem não sabe nada sobre o assunto quanto para quem já possui algum conhecimento prévio sobre o tema do curso.

Por outro lado, se o seu objetivo é lançar um curso de especialização, você pode usar uma terminologia mais específica. 

Outro ponto importante é ter em mente o formato das aulas em si. Abuse de papel e caneta para determinar por onde quer começar e onde deseja chegar em cada aula para que o curso se conclua na data pré definida para o seu final.


Fique de olho na concorrência

Verifique os cursos já existentes sobre o mesmo tema que você deseja lecionar. Observe os principais tópicos e a forma como os professores mais bem-sucedidos se comportam, além de explorar títulos, descrições e formatos que fazem desses cursos os melhores. Mas lembre-se que esse estudo prévio é para que você crie um curso ainda melhor e não apenas copiar os truques da concorrência, ok?

Outra dica é ler os comentários sobre os cursos ofertados com o mesmo tema do seu curso. Leia o máximo que puder e principalmente os que tiveram notas baixas, esses comentários te ajudarão a saber o que não fazer no seu curso e, acredite, muitas vezes é melhor saber o que não fazer do que o que fazer.


Cuide da aparência

Em turmas presenciais é comum que o professor pegue o giz e escreva de qualquer jeito sobre o quadro negro, mas numa aula online e ao vivo através do Zoom, será necessário caprichar nos slides. Não precisam ter um design sofisticado, mas pelo menos conter as informações claras e organizadas. Além disso cuide também da sua aparência pessoal, afinal a câmera do professor sempre deve ficar ligada durante as aulas.


Intervalo

Não é porque a aula é no ambiente online que os alunos, e também o professor, não se cansam. Planeje suas aulas com um intervalo de pelo menos 10 minutos para que todos possam se levantar e respirar um pouco. O cérebro agradece!


Grave as aulas

Faça o seu show ao vivo pelo Zoom, mas também grave cada aula para disponibilizá-la aos seus alunos posteriormente. Você pode enviá-las para eles por e-mail ou mantê-las em um dispositivo que somente eles e você terão acesso. Isso trará exclusividade ao seu conteúdo.


Atenção às atualizações

Se o seu curso for abranger um tema que está em constante evolução, como marketing digital e afins, procure estruturar os módulos de forma que consiga alterá-los com facilidade no decorrer do curso. Essa dica vale principalmente para cursos de média a longa duração, onde os alunos esperam receber as informações mais atuais sobre o assunto.

É claro que nada substitui o calor da experiência de uma aula presencial e a oportunidade de compartilhar ideias e trocar insights pessoalmente sempre será mais agradável, porém um curso online também possui inúmeras vantagens e o Zoom favorece a aproximação entre alunos e professores.

Nunca utilizou o Zoom para aulas ou reuniões online? Neste post aqui a gente fala tudo sobre como criar a sua sala virtual através do aplicativo.