É possível viver apenas ensinando via cursos livres online?

Hoje em dia o número de profissionais de variadas áreas de interesse que migraram para um estilo de trabalho home office e principalmente vivendo apenas do próprio conteúdo na internet vem aumentando significativamente e tende a crescer ainda mais.

Apesar de todas as dificuldades que a pandemia nos trouxe - desde conseguir uma vaga em uma boa empresa, até se deslocar no dia dia - empreender por escolha foi algo que acabou entrando no radar de muita gente - especialmente com produtos digitais. Mais e mais pessoas têm se interessado em produzir conteúdo para a internet, não mais como hobbie, mas como forma de pagar as contas.

Nesse ponto surge aquela dúvida: será que realmente é possível viver apenas dando cursos online? 

Adiantando um pouco as ideias: Sim,  é possível viver com suas aulas de cursos livres online, mas sempre existe um porém, e nesse caso ele é bem importante pois você vai precisar de muita organização e um bom planejamento, tanto de rotina quanto de planejamento financeiro.

Neste post queremos falar sobre como você pode conquistar o título de criador de cursos online.

Primeiro de tudo: Não saia do seu emprego (ainda)

É muito comum que as pessoas se empolguem com a ideia de empreender, ser o próprio chefe e saiam dos seus empregos atuais porque acreditam que conseguirão se dedicar melhor à nova empreitada se tiverem mais tempo e provavelmente você está pensando nisso também. Mas vamos com calma, ok?

A partir do momento em que você decidir criar cursos online e empreender em qualquer outra área existem duas palavras que estarão constantemente com você: planejamento e organização. 

Como falamos agora há pouco, você vai precisar de muito planejamento e organização para que seu desejo de viver somente dando cursos online se realize e essas duas práticas devem existir desde o momento em que você resolveu se virar sozinho. Entenda que quase nenhuma empresa nasce sem um respaldo financeiro, mesmo que seja pequeno, e se você tem um emprego que pode te ajudar a levantar o seu negócio faça o caminho contrário e se agarre a ele em vez de fugir. 


Aqui entra a organização

Anote todas as atividades que você faz no seu dia e ao longo da semana, desde o horário que acorda, passando por deveres relacionados ao trabalho e aos estudos e também como você despende o seu tempo livre.

Subtraia todos esses tópicos das 24 horas diárias que você tem e planeje uma rotina ideal na qual você não só trabalha e descansa como também se dedica ao seu projeto de criação de cursos online. 

Se achar que o seu emprego atual está demandando tempo precioso do seu dia, reflita sobre a possibilidade de trocar de emprego, mesmo que ganhando um pouco menos, mas que ainda te dê um respaldo para as emergências e ao mesmo tempo deixe a sua agenda um pouco mais livre. Tenha em mente que trabalhar em outras empresas será temporário, mas que será por um boa causa e que você também poderá tirar aprendizados valiosos em experiências diferentes.


Mãos à obra

Organizou a sua vida? Planejou a sua semana? Então arregace as mangas e comece a trabalhar no seu objetivo. 

Mas para que você possa criar um curso sensacional com as dicas que demos neste post aqui sobre como criar o seu próprio curso online, será necessário definir mais dois pontos. Confira:


Segmentação de mercado

Para que você entregue um conteúdo de qualidade é preciso saber com quem você está conversando. Quando escolher o tema do seu curso pesquise que tipo de pessoas geralmente se interessam por ele, anote a idade, de onde elas são e quais são os outros interesses que essas pessoas têm. 

Depois disso crie uma persona com base nos dados que você encontrou e combinando-os com as características do seu cliente perfeito. Vale dar nome, sobrenome e até descrever a rotina da sua persona.


Lançamento e divulgação

Não vai adiantar o seu curso ser bem elaborado e super produzido se ninguém souber que ele existe. Aposte nas redes sociais para compartilhar com amigos e conhecidos que agora você também dispõe de um conteúdo excelente nas plataformas de cursos online. Dependendo do caso, você também pode criar uma campanha de tráfego pago nas ferramentas de anúncios do Facebook ou do Google.

Outra dica é dar pequenos spoilers do conteúdo do seu curso em lives no Instagram para criar um buzz e deixar os futuros compradores curiosos. Depois disso continue divulgando e respondendo às perguntas que irão surgir.


Saiba como contratar a melhor plataforma de cursos online para que seu curso fique perfeito! 


A Engaged é uma solução completa para cursos rápidos online. Somos uma plataforma para você gerenciar tudo o que for relacionado ao seu curso: inscrições, pagamentos, certificados automatizados e organizações do curso em geral. Clique aqui e conheça mais sobre nós!

Agora é hora de caprichar ainda mais nos seus próximos cursos online. Boa sorte!


Marcello Fedalto
CEO

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: