Como conseguir novos alunos para a sua escola

Você e o seu time passaram dias estruturando um conteúdo interessante para o curso da sua escola. Estudaram as tendências da área e encontraram os melhores professores para compartilhar os ensinamentos.

Porém, na hora de divulgar essas aulas para a comunidade, não sabem muito bem como atingir os alunos.

A ideia deste artigo é compartilhar algumas atividades fáceis e gratuitas que podem ser postas em prática ainda hoje pela sua escola de cursos livres para garantir novos alunos. Confira!

Ideias para conseguir novos alunos para os seus cursos livres


Workshops gratuitos

A sua escola oferece cursos interessantes e com conteúdos aprofundados. Porém, até o aluno de fato assistir às aulas, ele não sabe disso. Uma maneira de dar um gostinho do que é ser seu estudante é oferecendo workshops gratuitos, que dão uma pincelada no tema que será abordado em sala de aula.

Como colocar essa estratégia em prática: organize uma atividade prática ou workshop aberto ao público. Com ele, você consegue não apenas mostrar como serão as suas aulas, mas também conseguir uma mailing de interessados nos seus cursos.


Eventos para promover os cursos do semestre

Essa ideia é parecida com os workshops gratuitos, mas não é igual! Esse evento é focado em promover a sua escola e divulgar os futuros cursos que serão ofertados. Quem desenvolve muito bem essa ideia é a General Assembly, escola que oferece cursos livres de habilidades práticas de tecnologia.

No início de cada semestre, a GA oferece eventos — com comidas, bebidas e networking — nos quais compartilha como serão as aulas nos próximos meses. Quem vai a esses eventos tem a oportunidade de conhecer pessoas interessantes e realizar as matrículas com descontos.

Como colocar essa estratégia em prática: o seu objetivo é fazer com que os futuros alunos vejam presencialmente como as suas aulas serão legais. Porém, para que eles apareçam no evento, é importante criar um chamariz que torne o encontro imperdível. Essa "isca" pode ser uma palestra com alguém interessante do mercado, alguma atividade estruturada de networking, etc.


Estratégia de marketing de referência

Você já tem ex-alunos que são apaixonados pela sua escola? Então crie um programa de indicações para que eles falem da instituição para os conhecidos. O nome disso é marketing de referência e, para funcionar, adequadamente, precisa de um plano de ação.

Como colocar essa estratégia em prática: essa estratégia só vai funcionar se os seus estudantes realmente comprarem a ideia de falar sobre os seus cursos para terceiros! Para isso, você deve criar um plano de benefícios tanto para eles quanto para os futuros alunos.

Por exemplo: o seu aluno curtiu as suas aulas e tem interesse em realizar um próximo curso na sua escola. Portanto, você pode oferecer descontos progressivos para seu aluno a cada nova indicação que ele fizer. Para realmente chamar a atenção de novos alunos, ofereça cupons de desconto tanto para quem indica quanto para quem é indicado.


Embaixadores

O esquema de embaixadores é parecido com o do marketing de referência, porém não precisa ser necessariamente com o apoio de alunos. Embaixadores são pessoas que fazem parte da sua rede — direta ou indiretamente — e que estão dispostas a falar bem de você.

Como colocar essa estratégia em prática: você conhece algum micro influencer ou pessoa com relevância nas áreas que serão abordadas pelos seus cursos? Então converse com essa pessoa a respeito da possibilidade de ela divulgar a sua escola, em troca de cursos, descontos, ou benefícios. Lembre-se que os seus funcionários também podem ser excelentes embaixadores da sua escola!

Independente das pessoas que farão parte da sua rede de embaixadores, crie uma estratégia de benefícios relevantes para quem vai te ajudar a conseguir novos alunos.

Conteúdos de qualidade, relacionados aos temas das aulas

A School of Life é um excelente exemplo de empresa que produz conteúdos relevantes relacionados às aulas ofertadas. No seu portfólio, conta com livros e artigos completos sobre filosofia, relacionamentos, trabalho e autoconhecimento. Todos são temas relacionadas às aulas ofertadas nas sedes da escola.

Produzir conteúdos é uma forma de ganhar relevância e tornar-se autoridade em determinadas temáticas. Dessa maneira, quando um aluno deseja aprender algo de forma mais profunda, vai procurar uma escola que se dedica a falar sobre esses temas.

Como colocar essa estratégia em prática: produzir conteúdo de qualidade requer tempo e pessoas capacitadas. O lado bom é que você já conta com uma série de professores especialistas nos temas que poderiam cooperar na produção de artigos e vídeos. Aproveite as suas redes sociais e o site da sua escola para compartilhar esses materiais.

O importante é manter uma frequência, para que o público já saiba quando e onde encontrar os seus conteúdos de qualidade.


Ebook Aumente suas matriculas

Inscrição fácil e acessível

Todas essas estratégias apresentadas anteriormente são maneiras de atrair os olhares dos interessados para a sua escola. Porém, para que eles realmente convertam, é fundamental contar com um processo de matrícula fácil e eficiente.


Como colocar essa estratégia em prática: a EngagED pode te ajudar nesse momento, pois permite que você automatize todo o processo de inscrições da sua escola. Além de ser interessante para o aluno, nossa plataforma facilita todo o processo para o time da sua escola. Isso porque com ela vocês podem acompanhar em que fase da inscrição o futuro estudante se encontra. Com essa informação em mãos você consegue fazer ações pontuais com quem está parado nas etapas de inscrição o que permite uma conversão ainda maior dos interessados nos cursos.

Vinicius Mendes
CCO - Chief Customer Officer

Leia também:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.