Como emitir certificado de curso livre?

Começar um curso é ótimo. Porém, nada se compara a sensação de finalizar a aula e sair dos encontros com a certeza de ter aprendido muita coisa nova. É por isso que o certificado funciona como um marco pelas horas de dedicação. O certificado de curso livre é uma forma do aluno entender que finalizou uma fase na sua vida profissional. É um documento mostra a dedicação do aluno e a conclusão de um ciclo.

Sabendo disso, que tal você começar a emitir certificados ao final dos seus cursos livres?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que são cursos livres?

Cursos livre são as formações e treinamentos que não têm limite mínimo de horas para ser concluído. Eles também não precisam ser lecionados por alguém com formação acadêmica tradicional.

Sabe aquelas habilidades que você precisa adquirir ou melhorar para desempenhar um determinado cargo? Que devem ser assimiladas com velocidade e de maneira prática? Elas podem ser aprendidas em um curso livre.

Para saber mais sobre o que são os cursos livres e como fazê-los, acesse este artigo.

Os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Justamente por não precisarem seguir nenhuma norma específica que eles são "livres" e não têm um currículo obrigatório. Mas existe uma lei que regulariza esse tipo de curso, a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996. Isso significa que ela permite as pessoas instituições possam ofertar cursos livres, que podem ser frequentados por quaisquer tipo de alunos que consigam acompanhar o conteúdo.

Mas afinal de contas, cursos livres podem emitir certificados?

Sim, podem. Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC. Porém, mesmo assim, emitir um certificado é uma excelente ideia para a sua escola.

ilustração de vários certificados
O Certificado do Curso pode ser o diferencial para muitos participantes

Por que você deve oferecer um certificado de curso livre?

Qualquer pessoa pode emitir um certificado. Sabendo disso, o que você está esperando para criar um para o seu curso livre?! A seguir, confira alguns motivos para começar a oferecer esse tipo de material no final dos seus workshops ou palestras:

Deixa a sua escola mais profissional

Um certificado bem feito, mostra que você é profissional e comprometido com os alunos. Mesmo que você esteja dando um curso como pessoa física, seja pela internet ou presencialmente, isso traz um ar de profissionalismo para a sua iniciativa e reforça o seu branding.

Serve como um souvenir do curso

Se o seu curso foi legal, é provável que os alunos terminem a aula com vontade de levar um pouco dessa vivência para casa. Um certificado bem feito pode servir como um item físico que fica como lembrança desse momento.

O certificado também serve para que os empregadores saibam que o profissional contratado tem capacidade para exercer atividades específicas, dependendo dos cursos que já fez.  


Comprova horas complementares

Muitas faculdades exigem que seus alunos completem um número mínimo de horas complementares, que vão além das ofertadas na grade curricular.

Dependendo da área do seu curso, ele pode entrar como hora complementar na faculdade do seu aluno. Se você sabe que o seu público potencialmente está cursando nível superior, emitir um certificado pode ser um bom diferencial para o seu curso livre.

Como fazer um certificado de curso livre

Agora que você já sabe da importância de fazer um certificado para cursos livres, vamos aprender como fazer um exemplar? Para te auxiliar nesse processo, criamos alguns templates de certificados gratuitos que você pode utilizar. A única coisa que você precisa fazer é editar as informações relacionadas ao seu curso e aos seus alunos. Baixe os templates de certificado gratuitos clicando aqui.

Fazer download de templates de certificados

Além de utilizar o nosso modelo, aqui vão algumas dicas extras de detalhes que merecem a sua atenção na hora de criar um certificado de curso. Confira!

Capriche no visual do certificado

Nós vivemos na época das coisas "Instagramáveis". Tudo que tem um visual interessante vai parar no Instagram.

Ao fazer o certificado do seu curso com capricho e um layout diferente, é possível que os participantes tirem fotos do material e publiquem nas redes sociais. Essa é uma excelente maneira de gerar mídia espontânea para os seus futuros cursos.

Faça sempre a versão online

Sempre procure salvar a versão em pdf dos certificados. Esse documento pode ser encaminhado por e-mail para os alunos. Caso eles precisem encaminhar o comprovante de conclusão de um curso para as universidades ou para o trabalho, esse formato fica mais fácil do que a versão impressa.

Coloque a carga horária

Além das informações básicas da sua escola e do aluno, também adicione nos certificados a carga horária total do curso. Dessa maneira, fica mais fácil para o estudante comprovar na universidade o tempo que dedicou em horas complementares.

Preste muita atenção no nome dos participantes

Você já sabe, mas não custa lembrar: é fundamental que o nome do aluno esteja escrito corretamente. Vai ser extremamente frustrante para o estudante ver que todos os colegas estão indo para casa com o certificado, menos ele. Cheque a grafia dos nomes antes de mandar o material para a impressão.


Dicas para imprimir certificado

Caso você deseje imprimir o certificado do curso, confira a seguir os cuidados que devem ser tomados nessa fase:


Escolha um papel com gramatura mais alta

Preste atenção na qualidade do papel. Escolha uma opção que tenha gramatura mais alta, para garantir que o material não amasse com facilidade. Na prática quanto maior a gramatura do papel, mais "grosso" ele é.

Certificados com pouca gramatura (como o bom e velho sulfite) podem ser confundidos com outros papéis e jogados fora sem querer. Em geral, papeis com gramatura acima de 180g já oferecem uma boa qualidade estética.

papeis de diferentes gramaturas
A gramatura do papel é um importante fator na qualidade do seu certificado


Faça a impressão em uma gráfica

Você pode ter uma impressora bacana em casa. Porém, o certificado é algo que merece mais capricho do que uma impressão caseira. Portanto, deixe que uma gráfica realize esse trabalho por você.

Faça a impressão colorida

Não custa lembrar que certificados coloridos são muito mais atrativos do que as versões em preto e branco (exceto se o seu layout já tenha sido construído dessa maneira). Na hora de realizar a sua impressão, opte pela primeira opção.

Como fazer a entrega do certificado

Já que você está fazendo o esforço de criar um certificado, entregue-o durante um momento legal. Se o curso foi longo, faça com que esse final torne-se um happy hour, no qual todos os participantes podem socializar e se divertir.

Lembre-se de fazer fotos desse momento (que podem ser encaminhadas por e-mail, juntamente com a versão em PDF do certificado). Depois de uma imersão em novos conhecimentos e práticas, nada melhor do que uma festinha, não é mesmo?!

Com todas essas dicas, você está pronto para fazer certificados de cursos livres com facilidade. Se for usar o nosso template, não esqueça de fotografar os materiais e mandar para a gente. Vamos adorar receber a sua foto 😄

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das atualizações da EngagED:

Obrigado! Confirmamos a sua assinatura na nossa newsletter.
Oops! Houve um erro. Por gentileza, tente novamente.

Leia também: