O guia completo para gerenciar um Curso Online!

O guia completo para gerenciar um Curso Online!

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

Você tem um conhecimento grande em algo e gostaria de ensinar. Mas não tem ideia de como começar e nem do passo a passo? Hoje vamos te ensinar a gerenciar um curso online - desde começar a pensar no projeto até fechar mais turmas automáticas.

Dar aulas em cursos livres é uma ótima opção de renda. Mas seja para ter uma renda a mais ou apenas para compartilhar conhecimento, você precisa ter atenção à organização e à gestão de seu curso .

Com a pandemia, houve uma explosão de cursos online. Pela facilidade, esta modalidade é cada vez mais procurada. São atrativos pois tem uma dinâmica menos maçante do que o ensino tradicional, podem ser feitos de forma flexível e ainda costumam ter rápida aplicação na prática do mercado de trabalho. 

E, para quem cria e dá aulas, existe uma facilidade enorme em produzir, distribuir e executar o curso. Basta ter conhecimento e algum equipamento, como um bom smartphone, para conseguir. 


O que é um curso livre online

Se você está em dúvidas se é capaz de criar um curso, a resposta é: sim, você consegue. Isso porque o curso livre nada mais é do que um treinamento rápido, sem burocracias como limite de horas, atividades padrão ou necessidade de diplomas (embora o certificado seja bem importante num curso livre). São habilidades específicas que você tem e que podem ser compartilhadas através de aulas. 

Em geral, estas habilidades são rapidamente colocadas em prática no mercado de trabalho. O conteúdo de um curso livre está muito mais ligado ao conhecimento prático, do mercado de trabalho, do que ao conhecimento acadêmico, um pouco mais teórico em relação ao dia a dia. 

Este é um dos grandes argumentos de venda dos cursos livres: Aprenda uma habilidade e melhore seu currículo rapidamente, sem precisar esperar um diploma ou coisa do tipo. A aplicação imediata.  Cursos livres podem ser ofertados em diferentes formatos, como workshops, palestras, bootcamps, seminários, oficinas, webinars, etc.


Como gerenciar um curso livre online?

Agora que você já entendeu o que é o curso online, vamos te explicar como é que faz isso tudo. São passos que, seguidos, vão fazer você gerenciar sem muito problema seu curso, criar novas turmas e ter sempre a mão esta fonte de renda. 

O Curso Livre tem as seguintes etapas: planejamento e produção do curso em si e dos conteúdos, divulgação e venda, execução das aulas e pós venda. Gerenciar seu curso passa por fazer todas essas etapas muito bem feitas. 


É preciso achar o seu tema - e entender se existe público para ele.

Comece pelo básico - qual assunto você conhece e que poderia se transformar em um curso? Quanto mais tempo passamos no mercado, entendemos necessidades de formação de profissionais. Converse com outras pessoas, para entender que tipo de conhecimento está faltando no mercado e avalie como encaixar o que você sabe às necessidades que as pessoas têm.

Uma boa forma é usar o google trends; a ferramenta mostra a busca por assuntos ao longo do tempo, de forma gratuita. pode ser uma boa ajuda  - afinal de contas, se as pessoas estão procurando, é por que o assunto está em alta - um curso sobre ele pode ser uma boa ideia!


Vender é importante

É essencial vender seu curso. Para isso, você pode usar suas redes sociais, anúncios pagos, lives, parcerias… o importante é sempre alinhar seu público com os canais onde vai ofertar o curso. Por exemplo: se o seu público é de jovens recém formados, será que o Linkedin é a melhor rede - ou o Instagram?   

A gente criou um conteúdo para você aprender táticas de venda do seu Curso Livre Online. Acesse e confira nossas dicas infalíveis de venda! 

O Conteúdo

O conteúdo é o coração do seu Curso. Não importa a área, o número de alunos, o sistema que você vai usar… seu conteúdo precisa ter qualidade, pertinência e uso prático.

Um erro comum de quem está começando a dar cursos livres online é torná-lo muito teórico, aproximando-o da academia. A proposta deve ser exatamente oposta: conhecimentos específicos e práticos, com a teoria como apoio - mas sempre focado na prática, no aprendizado acelerado de uma nova habilidade.


Outros cuidados importantes: 

Nivele seus alunos, entenda que nem todos estarão na mesma página, então estruture para que todos consigam acompanhar bem as aulas - isso evita desistências e faz com que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento. 

O tempo que o curso terá - aulas de mais de 2 horas online dificilmente serão bem assimiladas pelos alunos, fica a dica. Criamos um conteúdo completo, com boas práticas na hora de criar o conteúdo do seu curso. Acesse e confira! 


Emita certificado e cuide do pós venda

Emita certificado para o seu curso. Isso vai valorizar o seu esforço em produzir o curso online, além do esforço do aluno em concluir - e ainda serve de marketing, como no caso de compartilhamentos em redes sociais. 

Você pode gerar o seu certificado com os templates gratuitos da Engaged. 

Outra ótima ação é manter contato com seus participantes. O primeiro passo é criar um canal de comunicação, com, por exemplo, pesquisas de satisfação ao final do curso. A partir daí, você pode enviar alguns e-mails ou mensagens de Whats App, criar um ponto de contato onde eles possam tirar dúvidas posteriores. 

Lembre-se que, além da satisfação de compartilhar conhecimento e conhecer pessoas, na hora de abrir a sua próxima turma, eles podem ser seus melhores vendedores, para amigos ou colegas de trabalho. 


Onde gerir tudo isso?

Você não precisa fazer tudo isso usando apenas um excel e sua criatividade. Existem sistemas de gestão que ajudam em todos os passos do seu Curso Livre Online. Todas estas etapas tem plataformas que podem te ajudar.

A atração dos participantes, desde o início do funil de vendas até o momento do pagamento, é um processo que, definitivamente, não precisa te dar dor de cabeça. Muito pelo contrário. Usando a plataforma da Engaged, por exemplo, você gerencia suas matrículas de forma simples e prática. 

A Engaged é uma solução completa para cursos rápidos online. Somos uma plataforma para você gerenciar tudo o que for relacionado ao seu curso: inscrições, pagamentos, certificados automatizados e organizações do curso em geral. Clique aqui e conheça mais sobre nós!