8 pontos positivos do EAD e como driblar os pontos negativos?

Se você ainda está em dúvida sobre qual será o modelo do seu curso, nos acompanhe neste post que vamos desmistificar diversas dúvidas e mostrar os pontos positivos e negativos do EAD. O que você vai aprender aqui te ajudará a tomar as melhores decisões. 

Quais os pontos positivos do EAD?

1. Diplomas com mesmo valor de cursos presenciais

Sim! Os diplomas e certificados de cursos EAD têm o mesmo valor dos cursos presenciais. Inclusive o próprio MEC reconhece instituições que trabalham de maneira 100% EAD, híbrido e presencial. 

O que observamos é uma redução da importância do diploma de cursos tradicionais no dia a dia do trabalho, principalmente em cargos ligados à tecnologia e serviços, onde as habilidades desenvolvidas em cursos rápidos, além dos tradicionais EAD ou presencial, são ainda mais importantes que o diploma em si.

2. É uma ferramenta de inclusão social

O EAD viabiliza uma gigantesca inclusão social por permitir que todo tipo de aluno faça um curso EAD. O primeiro motivo é o baixo custo médio do curso para o aluno, pois o custo para a Universidade de um curso EAD é muito menor se comparado com um presencial. 

Outros pontos muito discutidos são a acessibilidade, muitas instituições não atendem 100% dos requisitos necessários, com o EAD, o aluno estuda de casa, do trabalho, de um lugar seguro e confortável para ele. 

Veremos no ponto 4 a importância quanto a flexibilidade de horário do estudo para aqueles que já trabalham, precisam cuidar da casa e têm seus compromissos, podendo assim ter a liberdade em escolher a melhor rotina de estudos para si. 

3. Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação

Outra grande vantagem do EAD é a facilidade que ele gera para novos alunos se matricularem e cursarem os cursos de graduação e pós-graduação e cursos rápidos em boas instituições sem sair de casa, essa foi a principal vantagem do EAD durante a pandemia. 

Grandes Grupos educacionais e pequenas instituições notaram que o público alvo delas cresceu muito. Os clientes da EngagED sentiram essa diferença positiva desde o início da pandemia.  Imagina comigo, em vez de você se limitar aos alunos da sua cidade ou região, com cursos EAD gravados ou ao-vivo você consegue atingir alunos do Brasil todo e por consequência ampliar muito a sua base de alunos.

4. Flexibilidade nos horários

Como mencionado anteriormente, a flexibilidade de horários para estudo é um dos maiores valores vistos pelos alunos quando o tema é vantagem do EAD. 

A liberdade de escolher quando assistir os conteúdos, pela manhã antes do trabalho, à tarde, noite ou até de madrugada, da melhor maneira que ficar para o aluno é extremamente valioso quando se tem responsabilidades em paralelo ao curso, como trabalho, filhos, casa, rotina de exercício, transporte. 

Muitas das pessoas que estudam no EAD e de maneira remota não teriam condições de estudar se não fosse por essa flexibilidade.

5. Gestão pedagógica centralizada para os tutores

Já vimos que o EAD traz diversas vantagens para o aluno, e para os tutores também! A tecnologia EAD permite que as informações dos alunos estejam centralizadas em um só lugar, quantas aulas ele assistiu, qual a nota das provas, qual o progresso desse aluno em determinada matéria e quais são as comunicações dele com o professor e outros alunos pela plataforma. 

Logo, com cursos EAD, híbridos e até ao-vivo há diversos dados para o tutor e para IA (Inteligências Artificiais) que virão no futuro entender melhor os comportamentos e aprimorar ainda mais a experiência do aluno no processo de aprendizado. 

6. Não necessita espaço físico, horário e dinâmica

Sem dúvidas um dos melhores pontos para as instituições de ensino e empresas de cursos é a de não precisar de um espaço físico para as aulas, o custo de trabalhar com aulas ao-vivo ou gravadas junto com a infraestrutura digital necessária, ferramentas como o zoom.com e EngagED, são infinitamente menores que o custo da sala de aula tradicional. 

O que envolve a hora do professor, equipe de limpeza, secretaria e até o tempo que a sala fica ociosa, sem alunos. 

As aulas EAD, podem ser gravadas uma vez e reproduzidas por milhares de alunos, consumindo menos tempo dos professores e, por consequência, menos tempo de toda a equipe que viabiliza a operação do dia a dia da Instituição. 

7. Possui múltiplos canais de comunicação

Pelos cursos EAD é possível trazer uma comunicação multi canal com o aluno, o que é excelente para se adaptar com a realidade de cada um dos estudantes e ter uma comunicação ainda melhor ao longo da jornada no EAD. Entre os tipos de comunicação estão: 

  • Chat no EAD
  • Fórum de dúvidas
  • Videoconferência
  • Email 
  • Whatsapp
  • Telegram 
  • Discord
  • Slack 

8. Tem menor custo

De maneira geral o custo operacional de cursos EAD são mais baixos que cursos presenciais, diversos dos motivos estão relacionados com o item 6, reduzindo em muito o custo por aluno, beneficiando em muito a lucratividade do curso e da empresa como um todo. 

Assim você consegue investir mais em marketing, captação de novos alunos e em escalar a sua operação através da tecnologia, os clientes da EngagED já fazem isso hoje. 

Quais os pontos negativos do EAD?

Dependência da tecnologia

O uso de tecnologia é um dos pilares para o EAD, sem tecnologia não tem como operacionalizar o projeto, a dependência da tecnologia pode ser agravada se a equipe da escola/instituição não tiver treinamento e domínio da plataforma EAD, por isso é muito importante sempre levar em conta como é a implementação de uma plataforma dessas e a facilidade de gestão das plataformas contratadas. Desde o básico até o avançado.

Dificuldade de concentração

Um grande problema enfrentado por muitos alunos é a dificuldade em se concentrar durante um curso online no EAD, principalmente pois somos bombardeados de informações o tempo todo, mensagens no WhatsApp, Instagram, Tik Tok, Email e por aí vai. 

O que os clientes da EngagED já fazem e que gera muito resultado é no começo do curso ensinar o aluno com as melhores práticas em como focar, se desligando do mundo externo, desligando aplicativos de mensagens e atingindo assim a concentração necessária no EAD. 

Falta de interação social

Todos nós, ou melhor quase todos nós, gostamos de um curso presencial principalmente pela interação com os colegas. É importante, durante a construção do conteúdo, entender qual o propósito do curso em relação a interação social. 

Muitos cursos não precisam, podem ser 100% EAD, ou seja totalmente gravados, pois o conteúdo é o mais importante, outra alternativa é ter um curso híbrido, com conteúdos disponíveis na plataforma EAD e aulas ao vivo ou até presenciais. 

Assim você consegue até formular tipos de cursos diferentes e que entregam uma proposta de valor diferente para cada tipo de aluno. Lembrando que isso tem tudo a ver com o item 8 que  mencionamos acima. 

Necessidade de gestão de tempo e maturidade

Atrelado à dificuldade de concentração do aluno no curso durante as aulas, outra grande dor dos alunos é a gestão do seu tempo de estudo. 

Como dizia o tio do Homem Aranha: "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades", brincadeira a parte é verdade que a flexibilidade traz desafios para o aluno. 

Pensando nisso, a EngagED fez uma pesquisa com seus clientes para descobrir como eles conseguiram aumentar em muito o foco dos seus alunos nos cursos virtuais. E por isso fizemos um artigo explicando como engajar seus alunos.
Alguns dos pontos são: 

  • Seja objetivo nas aulas, aulas gravadas com mais de 10 minutos são consideradas longas, cada aula pode tratar de um assunto em específico. 
  • Faça exercícios interativos de validação de conhecimento a cada módulo ensinado.
  • Faça aulas ao-vivo (Masterclasses) 
  • Crie grupos no whatsapp e ferramentas de conversa com seus alunos.

Assim você vai conseguir aumentar em muito a conclusão dos seus cursos, e por consequência, ter alunos mais felizes e engajados. 

Como potencializar os pontos positivos e driblar os negativos?

Como pudemos ver, o EAD tem pontos muito positivos, desde a inclusão social, até a flexibilidade que o modelo EAD entrega para os alunos no dia-a-dia. Para potencializar esses pontos positivos, sempre sugerimos seguir os passos mencionados em nosso post de como engajar alunos online, para potencializar todos os pontos positivos que o EAD tem para nós.

Potencializando os pontos positivos pode não ser o suficiente para atingir o seu sucesso no EAD, também é de extrema importância mitigar esses pontos negativos e você consegue fazer assim como abaixo:

  • Ensinando o aluno a Estudar no EAD, quais são as diferenças e como ele pode se preparar para tal. 
  • Trabalhando com muitos quizzes e exercícios
  • Fazendo aulas curtas (fuja das aulas de 1h!!) até 10 minutos por aula está ótimo.
  • Fazer aulas por videoconferência, saindo um pouco do ambiente 100%  gravado. 
  • Contratar uma boa plataforma como a EngagED que vai te ajudar com a melhor experiência possível para o aluno, as funcionalidades completas para a sua aula ser um sucesso e a  facilidade na gestão que só a EngagED entrega.

Conclusão

Conseguimos ver que até o EAD tem pontos positivos e negativos, mas que com alguns métodos e com a plataforma certa como a EngagED você conseguirá driblar os negativos e ter muito sucesso no seu crescimento. 

Uma coisa é certeza, o EAD chegou para ficar, seja para cursos 100% gravados, híbridos ou até quase 100% presenciais. Nós da EngagED estamos aqui para te ajudar com a plataforma e com toda a configuração da sua escola para que você tenha o melhor resultado possível