8 pontos positivos do EAD e como driblar os pontos negativos?

8 pontos positivos do EAD e como driblar os pontos negativos?

Building the right tech stack is key

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit lobortis arcu enim urna adipiscing praesent velit viverra sit semper lorem eu cursus vel hendrerit elementum morbi curabitur etiam nibh justo, lorem aliquet donec sed sit mi dignissim at ante massa mattis.

  1. Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  2. Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potent
  3. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  4. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident sunt in culpa qui officia

How to choose the right tech stack for your company?

Vitae congue eu consequat ac felis placerat vestibulum lectus mauris ultrices cursus sit amet dictum sit amet justo donec enim diam porttitor lacus luctus accumsan tortor posuere praesent tristique magna sit amet purus gravida quis blandit turpis.

Odio facilisis mauris sit amet massa vitae tortor.

What to consider when choosing the right tech stack?

At risus viverra adipiscing at in tellus integer feugiat nisl pretium fusce id velit ut tortor sagittis orci a scelerisque purus semper eget at lectus urna duis convallis. porta nibh venenatis cras sed felis eget neque laoreet suspendisse interdum consectetur libero nisl donec pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus in.

  • Neque sodales ut etiam sit amet nisl purus non tellus orci ac auctor
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
  • Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar
  • Adipiscing elit ut aliquam purus sit amet viverra suspendisse potenti
What are the most relevant factors to consider?

Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque. Velit euismod in pellentesque massa placerat volutpat lacus laoreet non curabitur gravida odio aenean sed adipiscing diam donec adipiscing tristique risus. amet est placerat in egestas erat imperdiet sed euismod nisi.

“Nisi quis eleifend quam adipiscing vitae aliquet bibendum enim facilisis gravida neque velit in pellentesque”
What tech stack do we use at Techly X?

Eget lorem dolor sed viverra ipsum nunc aliquet bibendum felis donec et odio pellentesque diam volutpat commodo sed egestas aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit euismod eu tincidunt tortor aliquam nulla facilisi aenean sed adipiscing diam donec adipiscing ut lectus arcu bibendum at varius vel pharetra nibh venenatis cras sed felis eget.

Se você ainda está em dúvida sobre qual será o modelo do seu curso, nos acompanhe neste post que vamos desmistificar diversas dúvidas e mostrar os pontos positivos e negativos do EAD. O que você vai aprender aqui te ajudará a tomar as melhores decisões. 

Quais os pontos positivos do EAD?

1. Diplomas com mesmo valor de cursos presenciais

Sim! Os diplomas e certificados de cursos EAD têm o mesmo valor dos cursos presenciais. Inclusive o próprio MEC reconhece instituições que trabalham de maneira 100% EAD, híbrido e presencial. 

O que observamos é uma redução da importância do diploma de cursos tradicionais no dia a dia do trabalho, principalmente em cargos ligados à tecnologia e serviços, onde as habilidades desenvolvidas em cursos rápidos, além dos tradicionais EAD ou presencial, são ainda mais importantes que o diploma em si.

2. É uma ferramenta de inclusão social

O EAD viabiliza uma gigantesca inclusão social por permitir que todo tipo de aluno faça um curso EAD. O primeiro motivo é o baixo custo médio do curso para o aluno, pois o custo para a Universidade de um curso EAD é muito menor se comparado com um presencial. 

Outros pontos muito discutidos são a acessibilidade, muitas instituições não atendem 100% dos requisitos necessários, com o EAD, o aluno estuda de casa, do trabalho, de um lugar seguro e confortável para ele. 

Veremos no ponto 4 a importância quanto a flexibilidade de horário do estudo para aqueles que já trabalham, precisam cuidar da casa e têm seus compromissos, podendo assim ter a liberdade em escolher a melhor rotina de estudos para si. 

3. Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação

Outra grande vantagem do EAD é a facilidade que ele gera para novos alunos se matricularem e cursarem os cursos de graduação e pós-graduação e cursos rápidos em boas instituições sem sair de casa, essa foi a principal vantagem do EAD durante a pandemia. 

Grandes Grupos educacionais e pequenas instituições notaram que o público alvo delas cresceu muito. Os clientes da EngagED sentiram essa diferença positiva desde o início da pandemia.  Imagina comigo, em vez de você se limitar aos alunos da sua cidade ou região, com cursos EAD gravados ou ao-vivo você consegue atingir alunos do Brasil todo e por consequência ampliar muito a sua base de alunos.

4. Flexibilidade nos horários

Como mencionado anteriormente, a flexibilidade de horários para estudo é um dos maiores valores vistos pelos alunos quando o tema é vantagem do EAD. 

A liberdade de escolher quando assistir os conteúdos, pela manhã antes do trabalho, à tarde, noite ou até de madrugada, da melhor maneira que ficar para o aluno é extremamente valioso quando se tem responsabilidades em paralelo ao curso, como trabalho, filhos, casa, rotina de exercício, transporte. 

Muitas das pessoas que estudam no EAD e de maneira remota não teriam condições de estudar se não fosse por essa flexibilidade.

5. Gestão pedagógica centralizada para os tutores

Já vimos que o EAD traz diversas vantagens para o aluno, e para os tutores também! A tecnologia EAD permite que as informações dos alunos estejam centralizadas em um só lugar, quantas aulas ele assistiu, qual a nota das provas, qual o progresso desse aluno em determinada matéria e quais são as comunicações dele com o professor e outros alunos pela plataforma. 

Logo, com cursos EAD, híbridos e até ao-vivo há diversos dados para o tutor e para IA (Inteligências Artificiais) que virão no futuro entender melhor os comportamentos e aprimorar ainda mais a experiência do aluno no processo de aprendizado. 

6. Não necessita espaço físico, horário e dinâmica

Sem dúvidas um dos melhores pontos para as instituições de ensino e empresas de cursos é a de não precisar de um espaço físico para as aulas, o custo de trabalhar com aulas ao-vivo ou gravadas junto com a infraestrutura digital necessária, ferramentas como o zoom.com e EngagED, são infinitamente menores que o custo da sala de aula tradicional. 

O que envolve a hora do professor, equipe de limpeza, secretaria e até o tempo que a sala fica ociosa, sem alunos. 

As aulas EAD, podem ser gravadas uma vez e reproduzidas por milhares de alunos, consumindo menos tempo dos professores e, por consequência, menos tempo de toda a equipe que viabiliza a operação do dia a dia da Instituição. 

7. Possui múltiplos canais de comunicação

Pelos cursos EAD é possível trazer uma comunicação multi canal com o aluno, o que é excelente para se adaptar com a realidade de cada um dos estudantes e ter uma comunicação ainda melhor ao longo da jornada no EAD. Entre os tipos de comunicação estão: 

  • Chat no EAD
  • Fórum de dúvidas
  • Videoconferência
  • Email 
  • Whatsapp
  • Telegram 
  • Discord
  • Slack 

8. Tem menor custo

De maneira geral o custo operacional de cursos EAD são mais baixos que cursos presenciais, diversos dos motivos estão relacionados com o item 6, reduzindo em muito o custo por aluno, beneficiando em muito a lucratividade do curso e da empresa como um todo. 

Assim você consegue investir mais em marketing, captação de novos alunos e em escalar a sua operação através da tecnologia, os clientes da EngagED já fazem isso hoje. 

Quais os pontos negativos do EAD?

Dependência da tecnologia

O uso de tecnologia é um dos pilares para o EAD, sem tecnologia não tem como operacionalizar o projeto, a dependência da tecnologia pode ser agravada se a equipe da escola/instituição não tiver treinamento e domínio da plataforma EAD, por isso é muito importante sempre levar em conta como é a implementação de uma plataforma dessas e a facilidade de gestão das plataformas contratadas. Desde o básico até o avançado.

Dificuldade de concentração

Um grande problema enfrentado por muitos alunos é a dificuldade em se concentrar durante um curso online no EAD, principalmente pois somos bombardeados de informações o tempo todo, mensagens no WhatsApp, Instagram, Tik Tok, Email e por aí vai. 

O que os clientes da EngagED já fazem e que gera muito resultado é no começo do curso ensinar o aluno com as melhores práticas em como focar, se desligando do mundo externo, desligando aplicativos de mensagens e atingindo assim a concentração necessária no EAD. 

Falta de interação social

Todos nós, ou melhor quase todos nós, gostamos de um curso presencial principalmente pela interação com os colegas. É importante, durante a construção do conteúdo, entender qual o propósito do curso em relação a interação social. 

Muitos cursos não precisam, podem ser 100% EAD, ou seja totalmente gravados, pois o conteúdo é o mais importante, outra alternativa é ter um curso híbrido, com conteúdos disponíveis na plataforma EAD e aulas ao vivo ou até presenciais. 

Assim você consegue até formular tipos de cursos diferentes e que entregam uma proposta de valor diferente para cada tipo de aluno. Lembrando que isso tem tudo a ver com o item 8 que  mencionamos acima. 

Necessidade de gestão de tempo e maturidade

Atrelado à dificuldade de concentração do aluno no curso durante as aulas, outra grande dor dos alunos é a gestão do seu tempo de estudo. 

Como dizia o tio do Homem Aranha: "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades", brincadeira a parte é verdade que a flexibilidade traz desafios para o aluno. 

Pensando nisso, a EngagED fez uma pesquisa com seus clientes para descobrir como eles conseguiram aumentar em muito o foco dos seus alunos nos cursos virtuais. E por isso fizemos um artigo explicando como engajar seus alunos.
Alguns dos pontos são: 

  • Seja objetivo nas aulas, aulas gravadas com mais de 10 minutos são consideradas longas, cada aula pode tratar de um assunto em específico. 
  • Faça exercícios interativos de validação de conhecimento a cada módulo ensinado.
  • Faça aulas ao-vivo (Masterclasses) 
  • Crie grupos no whatsapp e ferramentas de conversa com seus alunos.

Assim você vai conseguir aumentar em muito a conclusão dos seus cursos, e por consequência, ter alunos mais felizes e engajados. 

Como potencializar os pontos positivos e driblar os negativos?

Como pudemos ver, o EAD tem pontos muito positivos, desde a inclusão social, até a flexibilidade que o modelo EAD entrega para os alunos no dia-a-dia. Para potencializar esses pontos positivos, sempre sugerimos seguir os passos mencionados em nosso post de como engajar alunos online, para potencializar todos os pontos positivos que o EAD tem para nós.

Potencializando os pontos positivos pode não ser o suficiente para atingir o seu sucesso no EAD, também é de extrema importância mitigar esses pontos negativos e você consegue fazer assim como abaixo:

  • Ensinando o aluno a Estudar no EAD, quais são as diferenças e como ele pode se preparar para tal. 
  • Trabalhando com muitos quizzes e exercícios
  • Fazendo aulas curtas (fuja das aulas de 1h!!) até 10 minutos por aula está ótimo.
  • Fazer aulas por videoconferência, saindo um pouco do ambiente 100%  gravado. 
  • Contratar uma boa plataforma como a EngagED que vai te ajudar com a melhor experiência possível para o aluno, as funcionalidades completas para a sua aula ser um sucesso e a  facilidade na gestão que só a EngagED entrega.

Conclusão

Conseguimos ver que até o EAD tem pontos positivos e negativos, mas que com alguns métodos e com a plataforma certa como a EngagED você conseguirá driblar os negativos e ter muito sucesso no seu crescimento. 

Uma coisa é certeza, o EAD chegou para ficar, seja para cursos 100% gravados, híbridos ou até quase 100% presenciais. Nós da EngagED estamos aqui para te ajudar com a plataforma e com toda a configuração da sua escola para que você tenha o melhor resultado possível